Nova Mesa Diretora da Alego toma posse hoje

Solenidade será presidida pelo deputado Dr Antonio que dará posse presidente | Foto: Divulgação/Alego

Postado em: 01-02-2021 às 08h25
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova Mesa Diretora da Alego toma posse hoje
Solenidade será presidida pelo deputado Dr Antonio que dará posse presidente | Foto: Divulgação/Alego

Em solenidade restrita devido às medidas de distanciamento social, o Legislativo goiano empossa, na segunda-feira, 1º de fevereiro, às 15 horas, a Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da Casa durante o biênio 2021-2023. O evento será híbrido, com a presença, no plenário Getulino Artiaga, apenas dos deputados que tomarão posse nos cargos da nova direção, e de algumas autoridades. A sessão será transmitida, ao vivo, pela TV Assembleia, e pelo site da Alego, que fará a cobertura institucional, em tempo real.

A sessão solene para a posse da nova Mesa Diretora, que conduzirá os trabalhos do Parlamento goiano, durante o segundo biênio da 19º Legislatura, será na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro, às 15 horas, no plenário Getulino Artiaga. O presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira (PSB), será reempossado no cargo e outros sete parlamentares assumirão suas respectivas funções.

Em razão da pandemia de covid-19, a direção da Casa realizará essa sessão de forma híbrida, devendo comparecer ao Palácio Alfredo Nasser apenas o presidente, os demais membros da Mesa Diretora que serão empossados e algumas autoridades. Os outros deputados estaduais participarão da solenidade por meio do sistema remoto que já é utilizado pela Alego.

Continua após a publicidade

Familiares, amigos, apoiadores políticos, imprensa e a população em geral poderão acompanhar a sessão, ao vivo, pela TV Assembleia, no canal 3.2 da TV Aberta, no canal 8 da NET Claro e, ainda, pelo Youtube. O site oficial da Casa, o portal.al.go.leg.br, também fará a cobertura institucional, em tempo real.

Para a ocasião, foram convidados o governador Ronaldo Caiado (DEM); o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos); o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (Patriota). E, ainda: o novo presidente do Tribunal de Justiça (TJ-GO), Carlos Alberto França; além de representantes dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios.

A eleição para a nova Mesa Diretoria ocorreu no dia 30 de outubro de 2019, após uma adequação ao Regimento Interno da Alego, que antecedeu a data do processo sucessório. A antecipação do pleito foi definida por meio da matéria de nº 3912/19, aprovada no dia 22 de outubro do mesmo ano.

O ritual

O atual 1º vice-presidente, deputado Dr Antônio (DEM), abrirá a sessão solene, designará comissões para conduzir às autoridades à mesa dos trabalhos e, em seguida, o Hino Nacional será executado. Dr Antônio dará a posse ao presidente eleito, deputado Lissauer Vieira, que, logo após, assume a condução dos trabalhos e dará posse aos demais membros da Mesa Diretora.

Posteriormente, Lissauer transferirá a presidência da sessão ao primeiro vice-presidente recém-empossado, deputado Henrique Arantes (MDB), para que possa ocupar a tribuna.  Ao fazer uso da palavra, o presidente apresentará sua plataforma de trabalho para os próximos dois anos.

A Mesa Diretora

A presidência segue com Lissauer Vieira (PSB) com Henrique Arantes (MDB) na 1º vice-presidência. O segundo vice-presidente é Cairo Salim (Pros) e Major Araújo (PSL) ocupa a terceira vice-presidência. Álvaro Guimarães (DEM), ulio Pina (PRTB), Tião Caroço (sem partido) e Iso Moreira (DEM) ocupam, respectivamente, a primeira, segunda, terceira e quarta secretaria da Mesa Diretora. 

Senador goiano disputa eleição no Senado hoje

Nesta segunda-feira (1) os senadores vão se reunir para decidir quem comandará a Casa pelos próximos dois anos. A eleição para suceder o atual presidente, Davi Alcolumbre (DEM-AP), está prevista para ocorrer a partir das 14h, de forma presencial, e o voto é secreto. Cinco senadores concorrem ao cargo. São eles: Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olimpio (PSL-SP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS). Novas candidaturas, porém, podem ser apresentadas até o dia da eleição.

Pelo regimento do Senado, será considerado eleito o candidato que obtiver “maioria de votos, que represente a maioria da composição do Senado”. Ou seja, maioria simples. Mas, de acordo com a Secretaria-Geral da Casa, para ser eleito, o candidato precisará ter no mínimo a maioria absoluta dos votos, ou seja, pelo menos 41 votos dos 81 senadores.

A disputa está polarizada entre a senadora Simone Tebet e o senador Rodrigo Pacheco. Tebet, teve a candidatura lançada no dia 12 de janeiro por seu partido, o MDB. Além dos votos da bancada do seu partido, a senadora tem o apoio de senadores de outras legendas como o PSDB, o Cidadania e o Podemos. Se for eleita, Tebet será a primeira mulher a presidir o Senado.

A candidatura de Rodrigo Pacheco foi formalizada no dia 19. Além do DEM, seu partido, o senador tem o apoio de formal dos partidos PDT, PL, PROS, PT, PP, PSD, PSC e Republicanos.

Além do presidente e do primeiro e segundo vice-presidentes, serão eleitos quatro secretários e quatro suplentes de secretários.

Veja Também