Caiado avança em sondagens para recomposição do secretariado

O ex-prefeito de Goianésia, Renato de Castro (DEM) é o principal nome para assumir a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) | Foto: Reprodução

Postado em: 12-02-2021 às 08h40
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado avança em sondagens para recomposição do secretariado
O ex-prefeito de Goianésia, Renato de Castro (DEM) é o principal nome para assumir a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) | Foto: Reprodução

Samuel Straioto

A reforma no secretariado está no radar do governador Ronaldo Caiado (DEM). O gestor tem feito sondagens de alguns nomes para compor algumas pastas. Como informado pelo O Hoje ao longo dos últimos meses, a reestruturação será feita sem pressa e de forma gradativa. Interlocutores do Palácio das Esmeraldas avaliam como oportunidade importante de recompor espaços de aliados, conter eventuais insatisfações e romper as barreiras, avançando em espaços políticos pensando em alianças numa provável disputa do governador para reeleição no ano que vem. Uma das possíveis mudanças que estão mais consolidadas é na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego).

É praticamente certa a ida do ex-prefeito de Goianésia, Renato de Castro (MDB) para o cargo de presidente da Codego. Renato já havia sido sondado para outras funções no governo estadual, por exemplo, a Casa Civil. No entanto, tudo indica que nas próximas semanas será o novo responsável pela Companhia de Desenvolvimento. Ele substituirá Hugo Goldfeld. A posse pode demorar um pouco. O motivo é que Goldfeld contraiu a Covid-19. Ainda não houve reunião entre o governador e o auxiliar para anunciar a alteração. O empresário Hugo Goldfeld assumiu o cargo no lugar de Marcos Cabral em junho do ano passado. O governo tem a intenção de ter um secretário técnico, mas com perfil mais político.  Renato de Castro é cotado para se filiar ao Democratas, partido do governador Ronaldo Caiado, pelo PTB de Lineu Olímpio e pelo Podemos do deputado federal José Nelto.

Continua após a publicidade

Sondagens para outras pastas continuam acontecendo e cenários vão se redesenhando. Ernesto Roller de fato deve continuar na Secretaria de Governo. Uma das missões passadas a ele foi o fortalecimento da base do governo na Assembleia Legislativa e diálogo mais estreito com os prefeitos. Foi garantido a Roller que terá mais autonomia para discutir as demandas de ordem política. O nome que era cotado para substituir Roller na Segov era do deputado estadual Sebastião Caroço. No entanto, o ingresso do parlamentar no secretariado de Ronaldo Caiado não está descartado. A inclusão de Caroço no governo seria uma tentativa de aproximação com membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), pelo fato de a maior parte da corte ter ligações com o ex-governador Marconi Perillo.

Também há boa probabilidade de alterações na Secretaria de Esporte e Lazer. Por enquanto, Rafael Rahif segue no cargo. O nome cotado para a função é de Henderson de Paula Rodrigues, ligado ao partido Solidariedade que havia acabado de assumir a Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle de Aparecida de Goiânia, além de ser vice-presidente financeiro do Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Goiás (Sincor-GO). Henderson foi secretário de Trabalho de Goiás e diretor do Detran-GO nas gestões “tucanas” de Marconi Perillo e José Éliton. Há ainda a possibilidade de alterações nas pastas de Desenvolvimento Social (SEDS), de Habitação, entre outras.

Vale ressaltar que o governo tem uma preocupação muito forte com o social nestes dois últimos anos de gestão. As modificações no governo ainda tem como pano de fundo a preocupação com reflexos da pandemia da Covid-19, em que parte da população tem perda de renda. Há uma preocupação com o lado social. O governo pretende ampliar suporte as famílias mais vulneráveis e colaborar na promoção de um cenário econômico que venha a refletir em mais espaços de trabalho em Goiás. Até o momento já ocorreram alterações na Secretaria de Indústria e Comércio, com a nomeação do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, José Vitti para a titularidade da pasta. Lineu Olímpio foi indicado para a função de diretor presidente das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa).

Nesta quinta-feira (11), Ronaldo Caiado promoveu troca no comando geral da Polícia Civil, os delegados Odair José Soares e Alexandre Pinto Lourenço trocaram de função. Odair fica encarregado da superintendência de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, enquanto Alexandre assume como delegado-geral da Polícia Civil. Durante o anúncio oficial das mudanças, em discurso o governador confirmou o tom de mudanças na gestão dele. “No nosso governo não tem monopólio do cargo. No nosso governo eu eleito cumprirei o meu mandato e no final colocarei meu nome para que a população avalie o resultado e me curvarei a ele” destacou Ronaldo Caiado em discurso. 

Vereadores aprovam suspensão do feriado de carnaval 2021

Foi aprovado pelos vereadores, em segunda e última votação, em caráter de urgência, decreto legislativo apresentado pelo presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), que suspende o feriado de carnaval na capital em 2021. A proposta deve ser apreciada em definitivo nesta quinta-feira, 11. De acordo com o projeto, fica suspenso de forma excepcional o feriado da terça-feira de carnaval no ano de 2021. O expediente da Câmara nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro será das 7h às 18h. O decreto atinge os órgãos e repartições públicas, o comércio mantem sua autonomia para definir se haverá ou não funcionamento na segunda e terça-feira de carnaval. (Especial Para O Hoje)


Veja Também