MDB quer ser consultado sobre mudanças no Paço

Bancada do emedebista se reuniu com Daniel Vilela e presidente do diretório Metropolitano Carlos Júnior | Foto: Reprodução

Postado em: 19-03-2021 às 08h20
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: MDB quer ser consultado sobre mudanças no Paço
Bancada do emedebista se reuniu com Daniel Vilela e presidente do diretório Metropolitano Carlos Júnior | Foto: Reprodução

Samuel Straioto

Integrantes da bancada do MDB na Câmara Municipal de Goiânia se reuniram nesta quinta-feira (18) para avaliar as mudanças no secretariado de Rogério Cruz na prefeitura. O presidente estadual da legenda, Daniel Vilela, filho do ex-prefeito Maguito Vilela e o presidente do diretório Metropolitano, Carlos Júnior participaram da reunião. Ficou acertado que será marcado um encontro da bancada, com a direção do partido e o Rogério Cruz para discutirem o assunto. A princípio continua o apoio a gestão do prefeito, mas os emedebistas querem ser consultados sobre as alterações. 

A reunião da bancada com Rogério Cruz ainda não foi marcada, mas deve ocorrer nos próximos dias. Internamente, a avaliação entre os vereadores é que não caiu bem a mudança na Secretaria de Governo, com a substituição de Andrey Azeredo por Arthur Bernardes, ligado à Igreja Universal e ao presidente do Republicanos no Distrito Federal, Wanderley Tavares da Silva.  Apesar das diferenças, Andrey foi vereador recentemente e tinha trânsito em boa parte da Câmara. Arthur não é conhecido dos parlamentares da capital.

Continua após a publicidade

As conversações sobre mudanças no secretariado em tempo de agravamento da pandemia também não soaram bem entre parte dos emedebistas. O momento é considerado impróprio, além da possibilidade de ecoar mal para a população. O entendimento é que o foco da gestão precisa ser no enfrentamento à Covid-19. O prefeito Rogério Cruz tem evitado publicamente falar sobre o tema e procurado dar ênfase no discurso que o objetivo é preservar a vida dos goianienses. 

São cogitadas as pastas de Comunicação, Planejamento e Habitação, Cultura, Administração, Comurg e Educação. Nesta última pasta, há a provável substituição de Marcelo Ferreira da Costa pela vereadora de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen. Embora seja do MDB é um nome indicado pelo pastor Romeu Ivo, da Igreja Assembleia de Deus-Ministério Esperança. Marcelo foi secretário na gestão de Iris Rezende. Outro irista que pode deixar a gestão é Kléber Adorno na Cultura.  O chefe de Gabinete do prefeito Rogério Cruz, Gustavo França deve assumir a área. França cuidava da agenda do então candidato a prefeito Maguito Vilela (MDB), durante a campanha. O jornalista Iuri Rincon Godinho também foi outro nome cotado para o cargo.

Na Comunicação é cotado o nome do jornalista Marcos Teixeira, que atualmente é diretor de Comunicação na Câmara Municipal para substituir Bruno Rocha Lima, que já foi assessor do presidente estadual do MDB, Daniel Vilela e esteve na campanha de Maguito Vilela. Ainda é cogitada a substituição de Aristóteles de Paula na Comurg, mas emedebistas trabalham para a manutenção dele na pasta. Há um temor de desgaste. A possível saída de Marcela Araújo na secretaria de Administração e de Agenor Marino na área de Planejamento pegou emedebistas de surpresa. É justamente este ponto que os vereadores do partido não querem.

“Foi uma reunião muito produtiva, primeiro para entender o cenário que está acontecendo e ratificar o apoio do MDB com a gestão, com o prefeito, principalmente com o plano de governo que foi aprovado pela população no ano passado, entendendo a legitimidade do prefeito Rogério para fazer as alterações, mas claro, pedindo diálogo para que tudo isso seja feito da melhor forma possível e com pessoas que tenham competência técnica para dar continuidade aos projetos, e colocando em prática na nossa capital”, avaliou o vereador Henrique Alves, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Goiânia. 

A reunião da bancada do MDB foi convocada pelo líder do partido na Câmara, vereador Clécio Alves. Vale ressaltar que no início da gestão já houve insatisfação de vereadores emedebistas, entre eles Kleybe Morais. Kleybe não deixou de frequentar o Paço e comparece em alguns eventos ao lado do prefeito, como foi a inauguração de unidade de saúde no Setor Santa Rita, n a última semana. No entanto, o vereador em determinados momentos mantém tom mais duro, como foi na discussão relativa ao programa Renda Família. 

Tio de vereador morre de Covid-19

Mais um familiar de um vereador de Goiânia foi vítima fatal da Covid-19. Osmar Ferreira da Silva, de 63 anos, tio do vereador Pedro Azulão Júnior (PSB), estava internado há três dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em tratamento contra o coronavírus, mas não resistiu e morreu. Por este motivo, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara de Goiânia suspendeu a sessão virtual para a apreciação de projetos que estava marcada para a manhã desta quinta-feira, 18. A sessão da comissão será realizada na próxima segunda-feira, dia 22, às 8 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Legislativo no YouTube. Em nota de pesar assinada pelo presidente do Legislativo, vereador Romário Policarpo (Patriota), a Câmara de Goiânia lamentou a morte de Osmar. (Especial Para O Hoje)

Veja Também