Protagonismo de Caiado no comitê nacional contra Covid-19 deixa governadores enciumados

Gestores estaduais vão se reunir com presidente da Câmara pedindo explicações e ações entre os poderes no combate a pandemia | Foto: Reprodução

Postado em: 26-03-2021 às 16h40
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Protagonismo de Caiado no comitê nacional contra Covid-19 deixa governadores enciumados
Gestores estaduais vão se reunir com presidente da Câmara pedindo explicações e ações entre os poderes no combate a pandemia | Foto: Reprodução

Da redação

A presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), como representante dos estados na reunião entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do STF, Luiz Fux, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o presidente Jair Bolsonaro e ministros, que aconteceu nesta quarta-feira (26/03), gerou atrito entre outros governadores. De acordo com a Folha d São Paulo, os outros chefes de estados não gostaram de não terem sido convidados para discutirem sobre o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. 

Ainda de acordo com a Folha, o assunto foi discutido entre os governadores com Pacheco nesta sexta-feira (26). No entanto, a assinatura do decreto nesta quinta-feira (25) sem que os governadores fossem citados foi recebido com surpresa e indignação. Os prefeitos também ficaram de fora.

Continua após a publicidade

“O governo federal publicou decreto hoje criando um Comitê ‘Nacional’ para enfrentamento da Covid, sem a presença dos estados, municípios, Conass. Enfim, não se trata de um comitê nacional”, diz João Azevêdo (Cidadania), governador da Paraíba. 

Ele complementa que “nós desejamos é que haja de verdade interlocutores que possam atender as demandas urgentes de abastecimento de oxigênio, medicamentos, custeio dos leitos de UTI. Depois de um ano de guerra, por incrível que pareça, estamos buscando esse diálogo. Preocupante”.

Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão, argumenta no mesmo sentido. “A gente precisa de um verdadeiro comitê nacional. Esse decreto que ele editou hoje é mais uma agressão aos estados. Ele diz que é nacional, mas nacional juridicamente remete a governo federal, estados e municípios”, diz. 

Pacheco disse à Folha que explicou aos presentes na reunião que o comitê não tem um caráter nacional, é um comitê federal de organização do presidente da República, do Senado, da Câmara e um representante do judiciário.

O Fórum de Governadores vai pedir formalmente que o presidente revogue o decreto e publique outro. No encontro com Pacheco, os governadores debateram as pautas prioritárias no combate à pandemia no momento.

Eles também pediram que o governo federal tome medidas visando conter a disseminação de fake news e acusações sem fundamento contra governadores e prefeitos. O presidente do Congresso disse que levará todos os pontos levantados na reunião para o encontro do comitê marcado para segunda-feira (29).

 

Veja Também