Reforma do secretariado de Goiânia deve avançar nesta semana

Substituições foram confirmadas em cargos do segundo escalação na administração municipal | Foto: Reprodução

Postado em: 29-03-2021 às 09h15
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Reforma do secretariado de Goiânia deve avançar nesta semana
Substituições foram confirmadas em cargos do segundo escalação na administração municipal | Foto: Reprodução

Samuel Straioto

Substituições deverão continuar ocorrendo nesta semana na Prefeitura de Goiânia. A reforma do secretariado do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) deve avançar nos próximos dias, com a confirmação de novos nomes para as pastas de Cultura e provavelmente a Comurg. No final de semana houve a confirmação de mudanças em cargos de segundo escalão na administração municipal.  Já foram promovidas alterações nas áreas de Governo, Comunicação, Educação e Administração. As mexidas na prefeitura já estão refletindo na Câmara Municipal de Goiânia, na articulação entre os vereadores.

Havia possibilidade de o chefe de gabinete do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) Gustavo França ser direcionado para a Secretaria de Cultura, em substituição a Kléber Adorno. No entanto, França foi realocado para o cargo de secretário-executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa de Goiânia. Outra mudança foi em relação ao ex-vereador Tiãozinho Porto. Ele era secretário-executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa e foi nomeado para exercer o cargo, em comissão, de secretário-executivo da Chefia de Gabinete do prefeito. Wilson Júnior que era assessor especial de Iris Rezende e permaneceu na atual gestão, ocupava a função que agora será exercida por Porto e foi nomeado como sub assessor de Imprensa do Prefeito, com lotação na Secretaria de Governo. 

Continua após a publicidade

Na Comurg, um nome cotado é do filho do vereador Clécio Alves, Luan Alves Deodato que hoje ocupa a função de secretário-executivo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Clécio Alves chegou a consultar advogados e o procurador-geral do Município, Antônio Flávio de Oliveira, sobre a possibilidade de Luan assumir a presidência da Comurg. O sinal foi positivo. Clécio ainda garantiu assinaturas de 34 vereadores em apoio à indicação de seu filho para o primeiro escalão do Paço Municipal.

Novo secretário estuda programa de transferência de Renda

50 mil famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza é alvo de estudos para um possível novo programa de transferência de renda em Goiás, em substituição ao antigo Renda Cidadã, suspenso ainda em junho de 2018, em razão de uma recomendação do Ministério Público.  O governo alega que cerca de 50% dos pagamentos nos anos de 2017 e 2018, não eram pagos. O novo secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos explicou à que a base será o Cadastro Único (CadÚnico), instrumento do Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

“Vamos focar neste momento dentro do cadastro único daquelas famílias que são consideradas na pobreza e na extrema pobreza, no estado de Goiás, provavelmente são 50 mil famílias. Vamos buscar alternativas para que as famílias tenham uma certa dignidade neste período da pandemia, claro, e isso será apresentado posteriormente, mas o foco é este”, disse Matos. O secretário declarou que a Transferência de Renda é um projeto que será colocado em pauta na secretaria, mas que será estudado com muito cuidado agora, para poder apresentar incialmente ao governador e depois seguir com os outros trâmites. Wellington Matos relatou que ainda recentemente houve uma transferência de renda, através de um cofinanciamento aos municípios, no valor de R$ 28 milhões e boa parte do recurso pode ser utilizado, por exemplo, para aquisição de alimentos.

Eurípedes Júnior nega intervenção no PROS

O presidente nacional do Pros, Eurípedes Gomes de Macedo Junior, nega que promoveu intervenção na direção do partido em Goiás. Lideranças do partido como Reginaldo Melo que era presidente do Pros na capital e Rodrigo Melo, secretário nacional do partido deixaram a legenda. Os dois estavam no partido desde a fundação. O novo presidente do Pros metropolitano é o empresário João Rodrigues de Paula, dono da FacUnicamps. Ele é mestre em economia. O vice é o pastor Gentil Rosa. Um dos dois deve ser candidato a deputado federal pelo Pros em 2022.  Em publicações nas redes sociais, Rodrigo Melo agradeceu a Eurípedes e comunicou filiação junto ao Republicanos.

“Rodrigo Melo, por mais de seis anos, foi filiado ao PROS, tendo ocupado cargos de direção tanto em âmbito municipal, quanto estadual e nacional. Os ajustes feitos nos órgãos de direção do partido, se deram em razão de sua ida para o Republicanos, que foi discutida francamente, sem traumas, e de comum acordo entre todos os envolvidos. Embora o vínculo partidário entre Rodrigo Melo e o PROS tenha se encerrado, permanece a amizade e o sentido de gratidão mútua. Rodrigo Melo e Reginaldo Melo destacam, inclusive, sua gratidão por todas as oportunidades oferecidas pelo PROS, até aqui”, destaca Eurípedes Júnior em trecho de uma nota. (Especial Para O Hoje)

Veja Também