Rogério Cruz tenta minimizar desgastes políticos na prefeitura

Prefeito se reuniu com secretariado para alinhar gestão após mudanças no secretariado | Foto: Reprodução

Postado em: 01-04-2021 às 09h15
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Rogério Cruz tenta minimizar desgastes políticos na prefeitura
Prefeito se reuniu com secretariado para alinhar gestão após mudanças no secretariado | Foto: Reprodução

Samuel Straioto

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) tenta conter uma crise política na gestão municipal. A saída de secretários ligados ao MDB desagradou lideranças do partido. Rogério Cruz minimizou as mudanças de nomes que promoveu nos últimos dias. Além disso, questões administrativas como a suspensão de todos os contratos relativos a reconstrução asfáltica, o adiamento de licitações, a concessão de “superpoderes” para o secretário de Governo, Arthur Bernardes foram pontos que não repercutiram bem entre emedebistas. O prefeito teve reunião com o secretariado para tentar diminuir a pressão.

Nos últimos 15 dias, ocorreram trocas nas secretarias de Governo, Administração, Comunicação, Educação e mais recentemente na Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), oferecendo mais espaço na administração para membros ligados ao Republicanos, partido do prefeito e ainda para vereadores. “Eu estive à frente da prefeitura desde 1º de Janeiro, respeitando esses espaços. A partir do momento que eu assumi de fato a Prefeitura Municipal de Goiânia, então começamos a iniciar um trabalho de busca de pessoas que pudessem assumir essas secretarias, que são secretarias, de fato, exclusivas, que é a base do executivo, é a base do prefeito”, declarou.

Continua após a publicidade

As nomeações de Thiago Douglas Rodrigues Campos, filho do presidente do Republicanos em Goiás, João Campos, e de Lua Malveira Oliveira, namorada de Rogério Júnior, filho mais novo do prefeito, também foram questionadas. O prefeito afirmou que não vê problema nas contratações em ambos os casos. “Ele é apenas o diretor de uma área que é do social, que ele gosta de fazer”. Thiago Douglas agora é chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social da Prefeitura de Goiânia. Já em relação à nomeação da nora, Lua Malveira, Rogério afirmou que não há nenhum parentesco entre os dois e que ela foi contratada por ser uma profissional conhecida. “O profissionalismo dela vai ser mostrado onde ela está trabalhando, no Paço Municipal”. Lua foi nomeada assessora especial no gabinete do prefeito.

Super Secretaria de Governo

O prefeito Rogério Cruz baixou decreto criando o Programa de Governança e Organização do Desenvolvimento Integrado do Município de Goiânia (Progovi), com poderes para tocar todos os projetos estruturantes do município até o final de 2024 e entregou sua coordenação ao secretário de Governo, Arthur Bernardes, nomeado para a função em 16 de março, em substituição ao ex-vereador Andrey Azeredo. Bernardes chegou à prefeitura por indicação da direção nacional do Republicanos em uma articulação comandada pelo presidente do Diretório Regional do partido no DF, Wanderley Tavares da Silva. Ele foi o primeiro nome na troca de emedebistas na equipe do prefeito por indicados pelo grupo do Republicanos, braço político da Igreja Universal do Reino de Deus. 

O decreto publicado na última terça-feira (30) confere ao secretário o poder de discutir, priorizar e definir a alocação de investimentos em diversas áreas no âmbito do Município de Goiânia.Rogério Cruz ainda criou um conselho consultivo na Prefeitura, composto por secretários, sem remuneração específica. Segundo a assessoria do prefeito, essa nova estrutura substitui o conselho político criado no dia 27 de janeiro, composto por Daniel Vilela (MDB) e por uma maioria de emedebistas.

AMMA

Luan Deodato Alves é o novo presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). Ele substituiu Zilma Peixoto Luan é filho do vereador Clécio Alves (MDB). Após a exoneração de Zilma, fiscais da AMMA foram até o Paço Municipal, entregaram uma carta pedindo a manutenção das diretorias. O objetivo é de evitar interferência política em ações técnicas. Quanto à escolha de Luan, o prefeito argumentou que há motivos políticos. Segundo o prefeito a nomeação de Luan seria para a Comurg, mas por motivos políticos, que seriam alianças para 2022, Luan acabou mesmo sendo nomeado na agência. 

“Eu acho uma condição normal. Nós tratamos de política e política pública se faz com pessoas. Acho que desde o momento em que a pessoa tem condições de assumir o cargo, e o Luan é uma pessoa que conhecemos dede muito tempo. Não vejo nada incomum ou algo que possa desagregar um trabalho como esse. Ele foi convidado para estar na Comurg, mas por motivos políticos não fizemos a mudança e anunciei que ele fosse pra AMMA, não vejo inconveniência, um jovem talentoso que tem um futuro brilhante e tem um professor do lado dele que é o vereador Clécio Alves. Os motivos políticos são alianças, nós estamos nos preparando para 2022. Aliança existe em qualquer lugar”, declarou o prefeito.

Suspensão resulta na saída de Bittencourt 

A Prefeitura de Goiânia suspendeu a execução dos contratos administrativos firmados para prestação de serviços de reconstrução e recuperação do pavimento asfáltico de ruas e avenidas de diversas áreas da capital. Segundo o decreto, a medida não engloba apenas os contratos firmados para recapeamento de 630 km de vias públicas da cidade, mas todos os contratos em execução, relativos ao período de 1º de janeiro de 2017 até o presente momento, referentes à troca de asfalto. 

O objetivo é identificar supostas irregularidades. Vale ressaltar que os vereadores propuseram a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar supostas irregularidades em contratos com empresas que estão promovendo a reconstrução da capa asfáltica em trechos na cidade. Se por um lado, vereadores comemoraram a atitude do prefeito, por outro, houve insatisfação do secretário de Infraestrutura Luiz Bittencourt que inclusive deixou o grupo de Whatsapp da Prefeitura e anunciou que sairá o cargo na semana que vem. Bittencourt é do grupo indicado pelo MDB para a Prefeitura. (Especial Para O Hoje)

Veja Também