Prefeitos do entorno se reúnem com Ministro da Saúde para pedirem ajuda no combate a Covid-19

Os assuntos foram reativação do hospital de campanha e recursos para os municípios | Foto: Reprodução

Postado em: 13-04-2021 às 15h28
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitos do entorno se reúnem com Ministro da Saúde para pedirem ajuda no combate a Covid-19
Os assuntos foram reativação do hospital de campanha e recursos para os municípios | Foto: Reprodução

Jailson Sena

Os prefeitos do entorno de Brasília se reuniram na noite de segunda (12/04), no Ministério da Saúde, com o Ministro Marcelo Queiroga para discutirem sobre a situação da pandemia da Covid-19 na região. No encontro, foram debatidos assuntos sobre a reabertura do Hospital de Campanha (HCamp) de Águas Lindas e mais recursos para as cidades.

O motivo da reativação do HCamp é de diminuir a lotação dos hospitais regionais para que ocorra menos transferências de pacientes entre uma cidade e outra. O ministro apenas informou que irá levar a questão ao presidente Bolsonaro (sem partido) para avaliação e que dará uma resposta aos prefeitos. 

Continua após a publicidade

Enquanto os hospitais da região estão cheio, muitos goianos procuram atendimento em Brasília devido a proximidade. De acordo com a secretaria de saúde do DF, dos 92 pacientes de fora do DF, 35 declararam ser de Goiás, um do Paraná e 56 ainda não se sabe a origem.

O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, reforçou que os recursos do Governo Federal é necessário para socorrer as cidades. “As prefeituras acabam tendo que usar verbas de outras áreas no combate à pandemia, como, por exemplo, tivemos que adquirir um tanque de oxigênio para o Hospital Regional do Jardim Ingá, no valor de R$ 390 mil”, disse. 

Além de Sorgatto, também estiveram no encontro o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL); a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda; e os prefeitos Lucas de Carvalho, de Águas Lindas de Goiás; Fábio Correa, de Cidade Ocidental; Carlos Alves dos Santos, de Novo Gama; Aleandro Caldato, de Santo Antônio do Descoberto; Pábio Mossoró, de Valparaíso; Joseleide Lázaro Luiz da Silva, de Padre Bernardo; e Cristiomário de Souza Medeiros, de Planaltina de Goiás.

A reunião também contou com as promotoras de Justiça Tânia d’Able Rocha de Torres Bandeira e Lorena Bittencourt de Toledo Lessa, das comarcas de Águas Lindas de Goiás e de Valparaíso de Goiás, respectivamente.  

 

Veja Também