Google muda definição de síndrome de down após mobilização de influencer brasiliense

O vídeo produzido por Vitória foi compartilhado por milhares de pessoas.

Postado em: 17-09-2021 às 10h31
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Google muda definição de síndrome de down após mobilização de influencer brasiliense
O vídeo produzido por Vitória foi compartilhado por milhares de pessoas. | Foto: Reprodução

A influencer brasiliense Vitória Mesquita, iniciou uma campanha chamada #atualizagoogle para modificar o resultado da pesquisa do termo “síndrome de Down” que classificava a trissomia do cromossomo 21 como “doença”. A jovem de 22 anos, agora comemora o resultado de seu levante na internet: o buscador passou a se referir à síndrome como “condição genética”.

Vitória comemorou em suas redes sociais a causa ganha. “ATUALIZOU! CONSEGUIMOS! 🙌🥲❤️

👉 Em abril desse ano, fiz um REELS em que apontava alguns erros na definição e características da síndrome de down que havia encontrado na página principal da Google, que, entre outras coisas, falava que a T21 era uma doença!

Continua após a publicidade

#️⃣ Alguns meses depois, lançamos a campanha #atualizagoogle que contou com mais de 100 publicações (clique na tag) e vídeos de pessoas de todo o Brasil compartilhando conhecimento e fortalecendo uns aos outros nessa missão. Ficamos muito felizes com a repercussão ❤️ VOCÊS SÃO INCRÍVEIS!

💫 Hoje, podemos celebrar! A Google mudou sua referência de definição da T21 e adicionou informações que ajudam na luta contra desinformação e o capacitismo 💪

ESTAMOS JUNTOS NESSA E IREMOS CADA VEZ MAIS LONGE 💓 PARABÉNS A TODOS!” declarou. 

O vídeo produzido por Vitória foi compartilhado por milhares de pessoas. Uma delas, o senador e ex-jogador de futebol Romário, que tem a filha Ivy também com síndrome de Down. 

O Google aceitou a mudança e justificou o erro anterior. Disse que todo conteúdo destacado nos painéis de informações sobre questões de saúde vem de parceiros com os quais a empresa trabalha em todo o mundo. No caso da definição brasileira, o conteúdo compartilhado é do Hospital Israelita Albert Einstein.

O Google também informa que os usuários da plataforma podem relatar, a qualquer momento, sobre informações incorretas ou desatualizadas, ajudando a melhorar os resultados das buscas.

Veja Também