O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 21 de dezembro de 2025
Invasão de privacidade

Google deve pagar indenização bilionária por rastrear usuários americanos, diz agência

As investigações duraram quatro anos e, segundo os procuradores-gerais dos estados, esse foi o maior acordo de privacidade na internet já feito pelos Estados Unidos

Ícaro Gonçalvespor Ícaro Gonçalves em 15 de novembro de 2022

A empresa dona do Google deverá pagar uma indenização de 400 milhões de dólares, o equivalente a R$ 2,133 bilhões, após perder processo relacionado ao rastreamento de usuários norte-americanos.

Segundo a agência Reuters, a queixa foi apresentada por estados americanos pelo que chamaram de “práticas enganosas”.

O primeiro processo foi movido pelo estado do Arizona contra a Alphabet, empresa controladora do Google. O acordo final foi fechado em outubro de 2022 no valor de US$ 85 milhões.

Texas, Indiana, Washington State e o Distrito de Columbia também processaram a empresa em janeiro pelo que chamaram de práticas enganosas de rastreamento de localização que invadem a privacidade dos usuários.

As investigações duraram quatro anos e, segundo os procuradores-gerais dos estados, esse foi o maior acordo de privacidade na internet já feito pelos Estados Unidos. Ele ainda prevê que a empresa seja mais transparente com rastreamento a partir de 2023.

“Quando o consumidor toma a decisão de não compartilhar a localização em seus dispositivos, ele deve ser capaz de confiar que a empresa não rastreará mais todos os seus movimentos”, disse o procurador de Iowa.

Leia também: Google Maps visualiza avião ‘fantasma’ no meio de floresta

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também