Dicas para escolher o celular ideal na Black Friday

As fabricantes brasileiras estão se preparando para dar um desconto nos preços dos smartphones

Postado em: 23-11-2022 às 18h55
Por: Cecília Epifânio
As fabricantes brasileiras estão se preparando para dara um desconto nos preços dos smartphones | Foto: Reprodução

Encontrar um celular na Black Friday pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível. O mercado indica que as fabricantes brasileiras estão se preparando para dar um desconto nos preços dos smartphones. Para evitar cair em ciladas em busca do aparelho ideal, os consumidores devem ficar atentos em alguns aspectos dos produtos, como a internet 5G, que é um dos recursos considerados essenciais.

Nessa lista, O Hoje traz uma dicas para você seguir na hora de escolher o seu próximo celular.

Determine uma faixa de preço

Na hora de escolher o aparelho ideal nesta Black Friday, é preciso definir um orçamento de quanto você quer investir no aparelho ou, caso for parcelar, qual o valor será melhor para o seu bolso.

Continua após a publicidade

Definir uma faixa de preço é importante para diminuir as possibilidades de endividamento dos consumidores, com um produto que não cabe em seu orçamento, mesmo se o dispositivo estiver em pormoção. Além disso, ficará ainda mais difícil de cair em compras compulsórias, fazendo com que o consumidor procure por uma melhor alternativa.

Com ou sem internet 5G

Celulares que são compatíveis com a internet 5G estão mais preparados para a rede do futuro, que aos poucos está chegando para todo o Brasil.

Na hora de escolher o produto, o consumidor deve levar em conta essa característica tão importante e, se for possível, pagar um pouco a mais pelo smartphone que disponibiliza essa rede móvel, principalmente se morar nas capitais ou em grandes cidades que logo receberão a rede 5G.

O Samsung Galaxy S20 FE, por exemplo, foi lançado inicialmente no mercado sem compatibilidade com 5G. Uma nova versão do smartphone, de maio de 2022, passou a contar com o recurso.

Recursos essenciais

O usuário pode encontrar distinções bastante significativas. O Galaxy M62 traz 7.000 mAh de bateria. Essa capacidade supera alguns telefones da categoria premium, como o iPhone 14, cuja estimativa da bateria é de 3.279 mAh, segundo o Portal GSM Arena (a Apple não divulga essa informação oficialmete).

No Android é interessante buscar por modelos com opções de bateria de pelo menos 5.000 mAh para ter uma boa autonomia de uso.

Já em relação ao conjunto de câmeras, os aparelhos também trazem diferenças consideráveis. Alguns oferecem imagens com mais megapixels. A câmera principal do Samsung Galaxy A73, captura imagens de 108 MP. Já aparelhos como o Galaxy S20 FE, revelam um arranjo fotográfico triplo com sensor principal de 12 MP, ultra wide de 12 MP e teleobjetiva de 8 MP.

Também vale a pena buscar por aparelhos com pelo menos uma lente principal e outra ultra wide, que ajuda a capturar partes maiores de paisagens ou grandes grupos de pessoas. A lente macro, que revela detalhes minúsculos de objetos que estão perto, se tornou a queridinha em um nicho de fotógrafos amadores. Diferente da teleobjetiva, utilizada para capturar texturas, que parece ter caído em desuso.

Tamanho da tela

Vale dar uma boa pesquisada quando o assunto é o tamanho da tela. Dependendo do objetivo do usuário, ela deve ser maior e com mais brilho. Usuários que querem explorar o telefone para assistir suas séries favoritas, deverão focar em aparelhos que oferecem o painel OLED ou AMOLED. As duas tecnologias garantem cores mais vivas e nítidas, e com pretos mais intensos.

O modelo Moto G200 5G, com display de 6,8 polegadas funciona para exibir imagens Full HD+ (2460 X 1080 pixels). Além disso, a densidade do display em pixel e polegada, podem dizer muito sobre a qualidade da tela do aparelho. Sendo assim, procure por modelos com pelo menos 350 ppi.

Já os usuários que irão usar o smartphone para jogar devem tentar encontrar produtos com taxa de atualização de 120 Hz. Esse recurso permite maior fluidez nas imagens exibidas no decorrer dos games.

Armazenamento

O armazenamento também é um fator importante na hora de escolher o aparelho. Atualmente, praticamente tudo consome memória e, para evitar ficar limitado nas tarefas diárias, é interessante procurar por um modelo com pelo menos 128 GB.

Também existe a possibilidade de procurar por smartphones mais limitados, porém com entrada para cartão microSD, caso seja necessário ampliar o armazenamento no futuro.

O Samsung Galaxy A53 disponibiliza duas opções, com 128 GB e 256 GB. O smartphone também é compativél com um cartão microSD de até 1 TB, ideal para quem busca ainda mais espaço para armazenar arquivos.

Como a Apple não disponibiliza suporte para cartão de memória, é importante escolher um modelo que já traz o maior armazenamento para o usuário não ficar limitado.

Versão do sistema

Além do armazenamento e tamanho da tela, é essencial ficar atento ao sistema operacional do aparelho, já que os novos estarão com as proteções cibernéticas mais avançadas.

O Galaxy S21, sai de fábrica com o Android 11, mas já recebeu a atualaização para o Android 12. A Samsung está entre as políticas de atualização de sistema mais robustas. Hoje em dia isso não é mais um apreocupação. O mesmo vale para a Nokia e para a Apple, mas não pode ser dito o memso da Motorola.

Outros equipamentos

Também é preciso pensar nos equipamentos que podem ser importantes para o uso do celular. Por exemplo, o iPhone não vem com carregador de fábrica. Por isso o usuário deve estar preparado para comprar o carregador separadamente.

A capinha é outro acessório importante. Ainda mais se o aparelho não vem com o Gorilla Glass, um recurso que protege o aparelho contra arranhões. Ele está presente na maioria dos smartphones mas, alguns aparelhos, como o Galaxy A03S e o Moto E20, não contam com esse recurso.

O fone de ouvido é um item indispensável. O modelos Bluetooth são interessantes para quem quer curtir as músicas sem preocupar com fios. Fabricantes como Philips, JBL e Philico, oferecem algumas opções para o mercado com um preço acessível. Vale a pena pesquisar e encontrar o acessório que melhor complementa o seu smartphone nesta Black Friday.

Veja Também