Embraer apresenta projeto de avião híbrido e elétrico

A companhia preve que esse modelo se torne realidade em 2030

Postado em: 07-12-2022 às 17h36
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Embraer apresenta projeto de avião híbrido e elétrico
A companhia preve que esse modelo se torne realidade em 2030 | Foto: Reprodução/ Embraer

A Embraer apresentou dois projetos de aeronaves comerciais com propulsão híbrida e elétrica a hidrgênio, que serão capazes de transportar de 19 a 30 pessoas. A companhia prevê que esse modelo se torne realidade em 2030.

De acordo com estudos realizados pela Embraer, as aeronaves teriam propulsão híbrida e elétrica que serião capazes de reduzir a emissão de gás carbônico em até 90%, através do “combustível sustentável” produzido a partir de óleos de origem orgânica ou resíduos florestais.

Em 2021, a Embraer havia anunciado um modelo de avião com energia híbrida de nove assentos. A empresa decidiu refazer os estudos e mirar em aeronaves que possuem capacidade de transportar mais pessoas.

Continua após a publicidade

Segundo Luiz Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia, Desenvolvimento Tecnológico e Estratégia Corporativa da Embraer, em cerca de 25 anos, os aviões comerciais já reduziram o consumo de combustível e emissões de CO2.

O novo projeto integra o programa Energia, criado pela Embraer com o objetivo de zerar as emissões de poluentes na indústria da aviação até 2050.

Acordo com grupo alemão

No final de novembro, a Embraer anunciou um acordo com o Grupo TUIM, uma gigante no setor de turismo alemão, para um programa de suporte à frota de jatos E195-E2 da companhia.

Financiamento do BNDES

Ainda em novembro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), aprovou o financiamento de R$ 2,2 bilhões para a Embraer.

O valor será destinado à produção e exportação de aeronaves comerciais fabricadas pela companhia brasileira.

Veja Também