Aspirador robô fotografa mulher no banheiro e imagem vaza na internet

A fabricante afirma que os usuários estavam cientes das gravações

Postado em: 22-12-2022 às 16h27
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Aspirador robô fotografa mulher no banheiro e imagem vaza na internet
A fabricante afirma que os usuários estavam cientes das gravações | Foto: iRobot/ Reprodução

Um robô aspirador de pó fotografou uma mulher usando o vaso sanitário e a foto acabou vazando nas redes sociais devido a falha na proteção de dados da empresa. As informações são do portal MIT Technology Review, que afirmou ter tido acesso às imagens.

O vazamento dessa, e de outras 14 fotos de ambientes domésticos de pessoas que têm o aspirador da iRobot, aconteceu no final de 2020. Um grupo de funcionários de outra empresa postaram as imagens em um fórum sobre tecnologia.

De acordo com o MIT Technology Review, as imagens feitas pelo aspirador da série Roomba J7 são enviadas para a Scale AI – startup que contrata funcionários em todo o mundo para descrever dados de áudio, fotos e vídeos que são utilizadas para treinar Inteligência Artificial (IA).

Continua após a publicidade

Esses trabalhadores são responsáveis por confirmar para um computador se a rotulagem de dados feita pela IA está correta. Assim, o discernimento de um humano ou um animal ajuda o programa a ser mais eficiente.

Imagens reais fazem parte de uma pesquisa

A iRobot confirmou que as imagens vazadas foram capturadas pelo Roombas J7 entre junho e novembro de 2020 nos Estados Unidos, Japão, França, Alemanha e Espanha.

Ainda segundo a empresa, todas as fotos vieram de “robôs em desenvolvimento especial com modificações de hardware e software que nunca estiveram presentes nos produtos da iRobot disponíveis para venda.

Os produtos teriam sido dados a “coletores e funcionários pagos” que assinaram acordos por escrito, reconhecendo estarem enviando dados, incluindo vídeo, de volta à empresa para fins de aprimorar o aspirador de pó robô.

Segundo a iRobot, os dispositivos foram rotulados com um adesivo verde que dizia “gravação de vídeo em andamento” e cabia a quem tivesse com o aparelho “remover qualquer coisa que considerasse sensível de qualquer espaço em que o robô operasse, incluindo crianças”.

Acordo violado

A iRobot disse que compartilhou mais de 2 milhões de imagens com a empresa Scale AI e uma quantidade desconhecida com outras plataformas de dados.

O porta-voz da iRobot, James Baussann, disse que a empresa “tomou todas as precauções para garantir que os dados pessoais sejam processados com segurança e conforme a lei” e que as imagens compartilhadas com o MIT Technology Review violam o acordo de não-divulgação entre a iRobot e o provedor de serviços de anotação de imagem.

Ainda segundo a empresa, a iRobot encerrou o contrato com o provedor que vazou as imagens, está investigando o assunto e tomando as medidas para evitar um vazamento semelhante de qualquer provedor de serviço futuro.

Veja Também