Sábado, 03 de junho de 2023

O que é e como ativar o ‘Detecção de Acidente’ no iPhone ou Apple Watch

Ao identificar uma batida de carro envolvendo o usuário, o smartphone pode acionar a emergência e ligar para parentes e amigos por conta própria

Postado em: 27-12-2022 às 16h20
Por: Cecília Epifânio
O que é e como ativar o 'Detecção de Acidente' no iPhone ou Apple Watch | Foto: Reprodução

O “Detecção de Acidente” é um dos principais recursos da geração de celulares da Apple apresentada em setembro. Ao identificar uma batida de carro envolvendo o usuário, o smartphone pode acionar a emergência e ligar para parentes e amigos por conta própria.

Nos celulares, a função é exclusiva dos iPhones 14. Mas, usuários dos relógios Apple Watch mais recentes, também têm acesso ao recurso.

Segundo a Apple, o “Detecção de Acidente” é capaz de reconhecer impactos frontal, lateral e traseiro, além de capotamentos com sedans, minivans, SUVs, caminhonetes e outros carros de passageiros.

Continua após a publicidade

Quando é detectado um acidente, o aparelho emite um aleta sonoro e exibe um controle deslizante, “Chamada de Emergência”, para confirmar se houve uma colisão. Caso o usuário não responda em até 20 segundos, o dispositivo ligará sozinho para um serviço de emergência.

Caso o dono do celular tenha adicionado um contato de emergência nas configurações, o aparelho também envia uma mensagem para informar sobre o acidente de carro.

Como ativar no iPhone 14

  1. Abra os “Ajustes” do aparelho;
  2. Toque em “SOS de Emergência”;
  3. Na área “Detecção de acidente”, ative a função “Ligar Após Acidente Grave”.

A empresa explica que, ao identificar o acidente, o iPhone irá iniciar uma contagem regressiva até soar um alarme antes de ligar para a emergência.

Os celulares compatíveis com a ‘Detecção de Acidente’ são: iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

Como ativar no Apple Watch

  1. Ainda no iPhone, abra o aplicativo “Watch”;
  2. Na área “Meu Relógio, toque em “SOS de Emergência”;
  3. Ative a opção “Ligar Após Acidente Grave”.

Na linha de relógios, o “Detecção de Acidente” está disponível nos modelos: Apple Watch Series 8, Apple Watch SE 2º geração e Apple Watch Ultra (todos lançamentos de 2022).

Veja Também