Quinta-feira, 28 de março de 2024

Funções do Google Maps que você precisa conhecer antes de viajar

Existem opções que servem para escapar do fluxo alto de veículos nas estradas, para encontrar postos de gasolinas com o combustível mais barato e/ou verificar a lotação de um lugar

Postado em: 29-12-2022 às 18h20
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Funções do Google Maps que você precisa conhecer antes de viajar
Existem opções que servem para escapar do fluxo alto de veículos nas estradas, para encontrar postos de gasolinas com o combustível mais barato e/ou verificar a lotação de um lugar | Foto: iStock

O Google Maps apresenta algumas funções que podem ser úteis durante as viagens de final de ano e férias de julho. Existem opções que servem ajudar a escapar do fluxo alto de veículos nas estradas, para encontrar postos de gasolinas com o combustível mais barato e verificar a lotação de um lugar. Assim, ao realizar uma viagem ou passeios em um determinado local (utilizando o app), é possível planejar o trajeto de maneira mais organizada e afastar problemas que poderiam acontecer posteriormente.

Reunimos aqui, cinco recursos úteis do Google Maps para usar em viagens neste final de 2022. Veja quais são e como utilizá-las.

1 – Procure paradas em seu percurso

O Google Maps permite pesquisar por hotéis, postos de gasolina e restaurantes que existam durante o percurso. Essa ferramenta exibe pontos comerciais próximos ao usuário ou próximos au destino final. A função é bem útil para quem está planejando uma viagem, como para quem já está no caminho e precisa recorrer a um desses serviços.

Continua após a publicidade

Acessando essa área, a plataforma apresenta informações adicionais, como, por exemplo, o valor da diária do hotel, e comércios com pontuações mais altas. Para ver as opções de serviços antes de iniciar o trajeto, ao digitar o destino da viagem na área de pesquisa, arraste o símbolo de (–) na parte inferior da tela. Já durante o percurso com o GPS, você pode tocar no símbolo da lupa no canto superior direito para visualizar as opções comerciais do local.

2 – Compartilhe seu tempo de chegada estimado com quem está indo encontrar

Assim como acontece em aplicativos de corrida, o Maps é possível compartilhar a sua localização. Ao começar a navegação, o app exibe um menu em que você pode enviar o link via WhatsApp ou a rede social de sua preferência, para que a pessoa acompanhe o seu trajeto.

A ferramenta é bastante interessante para alertar alguém que esteja te esperando, para que ela consiga acompanhar em tempo ral a viagem e saber quanto tempo falta para você chegar. Para ativar a funcionalidade, ao iniciar o percurso, puxe e arraste o ícone de (–) na parte inferior da tela. Toque em “Compartilhar viagem” no menu aberto e, em seguida, selecione a plataforma em que o compartilhamento será feito e o contato desejado.

3 – Encontre rotas sustentáveis e economize gasolina

Outra forma de driblar o trânsito de final de ano quando se está em cidades turísticas ou com muito fluxo é fazendo as rotas rápidas com veículos mais sustentáveis, como bicicleta ou patinete. Ao inserir um ponto inicial e final, o Maps exibe opções de trajeto para bikes. Caso haja disponibilidade para patinete, o item também poderá ser exibido. Também há possibilidade de economizar pesquisando por postos de gasolina na região desejada e, alguns locais de abastecimento, possibilitam também saber o valor do combustível.

Para realizar o procedimento, vá no menu abaixo da pesquisa na página inicial do app e toque em “Postos de gasolina”. Caso prefira, você também pode fazer a pesquisa manualmente, digitando na área de busca “Postos de gasolina em” e, depois, clicando em “Localização desejada”. Os preços dos locais disponíveis irão aparecer no próprio mapa, dentro do pin.

4 – Utilize a guia “Diretório” para agilizar passeios

A guia “Diretório” é uma área dentro do Maps que permite ver quais lojas existem dentro de estabelecimentos, como shoppings, aeroportos e estações de transportes públicos. Também é possível ver quais restaurantes, cafeterias, lojas de roupas e calçados, comércios de utilidades etc. estão disponíveis. O aplicativo exibe ainda uma prévia do local, com fotos e notas que outros usuários atribuíram ao local e horários de funcionamento.

O serviço é interessante para planejar e agilizar passeios. Para usar o recurso, digite na barra de pesquisa o nome do local que você deseja ir. Depois, toque em “Diretório”.

5 – Evite filas com informações de ocupação

Outro item bastante útil na hora de planejar seus passeios e evitar trânsito é a verificação de movimento de um determinado local, como bares e restaurantes. Também é possível filtrar por horário e dia da semana no aplicativo. Dessa forma a plataforma apresenta os períodos de pico do estabelecimento, por meio de um gráfico.

O app mostra o tempo máximo que as pessoas geralmente ficam em determinado local. O processo pode ser feito digitando o nome do comércio ou local que deseja ir na barra de pesquisa. Depois, pressione e arraste a aba de informações até “Horários de pico”. Na seta ao lado, você pode escolher o dia da semana em que deseja visitar o local.

Veja Também