iPhones e Macs estão entre itens roubados durante terrorismo no Congresso Nacional

Ainda não tem informação do prejuízo total que os roubos e estragos causaram

Postado em: 10-01-2023 às 12h19
Por: Sabrina Vilela
Imagem Ilustrando a Notícia: iPhones e Macs estão entre itens roubados durante terrorismo no Congresso Nacional
iPhones e Macs estão entre itens roubados durante terrorismo no Congresso Nacional | Foto: Reprodução/Twitter/Paulo Pimenta

Os atos bolsonaristas nos Três Poderes no último domingo (8/1) geraram destruição e um prejuízo material que ainda não foi calculado. O patrimônio histórico cultural foi danificado bem como equipamentos, móveis e obras de arte.

Mas o que chamou atenção também foi a quantidade de itens roubados, a maioria eletrônicos como iPhones e MacBooks.

Segundo o Portal Metrópoles, houve uma reunião entre os agentes patrimoniais e servidores que confirmaram os roubos. A maior parte dos itens estavam no Palácio do Planalto. Também foram levados lentes de câmeras fotográficas e armas.

Continua após a publicidade

A publicação aponta ainda que uma das lentes roubadas está avaliada em R$40 mil. Ainda não tem informação do prejuízo total que os roubos e estragos causaram. O cálculo será feito ainda pelos Três Poderes em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Tecnologia pode identificar invasores

A tecnologia permite que pessoas envolvidas com atos antidemocráticos no último domingo (8/1) sejam identificadas. Foram feitas imagens por meio de drones da Polícia Federal (PF) que podem servir de provas com relação aos roubos e vandalismos.

As divulgações dos próprios participantes dos atos em suas redes sociais também podem auxiliar no trabalho de identificação, além de provas materiais deixadas no local

Peritos da PF já coletaram vestígios de DNA encontrados nos pontos de invasão. O que também pode colaborar com a investigação são a conexão e localização dos celulares usados pelos invasores. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes ordenou que as operadoras armazenassem os dados coletados para investigações.

Leia mais: Perfil do Instagram que identifica terroristas de Brasília alcança 680 mil seguidores em um dia

Veja Também