Aplicativo copia TikTok e triplica visualizações em 2022

A última atualização do app permite presentear os streamers com moedas virtuais

Postado em: 10-01-2023 às 16h11
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Aplicativo copia TikTok e triplica visualizações em 2022
Aplicativo copia TikTok e triplica visualizações em 2022 | Foto: Reprodução

O aplicativo chinês WeChat triplicou o número de visualizações no ano passado pelo feed de vídeos curtos da plataforma, o Chennels. Ao atualizar para um estilo semelhante ao TikTok, o app da Tencent busca se manter firme na concorrência com a ByteDance.

Lançado em 2020, o Chennels, assim como no TikTok, permite que os usuários rolem por uma infinita variedade de vídeos recomendados pelo algoritmo. A última atualização do app permite presentear os streamers com moedas virtuais.

Os números do WeChat em 2022

O número de visualizações do WeChat Chennel (a seção de vídeos parecida com o TikTok), subiu consideravelmente, graças a um crescimento de 400% em views nos conteúdos com base nas recomendações de algoritimos.

Continua após a publicidade

Além disso, segundo os executivos da Tencent na conferência anual da WeChat, houve um salto de 237% nas visualizações de vídeos de notícias.

Os números também impulsionaram o crescimento do comércio eletrônico de lives do Chennels, com o valor total bruto da mercadoria saltando para mais de 800%.

Os executivos da Tencent registraram um crescimento de 200% nas visualizações do Chennels em 2022. Diante dos números, a seção acabou se tornando um foco estratégico para a empresa.

Com um mercado de conteúdos cada vez mais concorrido e lotado, o conglomerado de games e comércio eletrônico tentam manter a atenção dos usuários WeChat. Com a popularidade do Douyin – uma versão do TikTok na China -, o crescimento do aplicativo da Tencent vem diminuindo. Em 2022, o crescimento mensal de usuários subiu apenas 14%. Em 2021, o aumento foi de 40%.

Sendo assim, a parte de pagamentos e smartphones da Tencent está sob crescente pressão para monetizar suas ofertas e compensar gastos com streaming e games da companhia.

Tendo isso em vista, o WeChat Channels tem sido um ponto favorável para a empresa, já que os executivos afirmam que a receita de publicidade gerada pelo recurso deve ultrapassar US$ 150 milhões (cerca de R$ 807 milhões) no quarto trimestre deste ano.

Veja Também