Novas regras do TikTok prometem barrar conteúdo que mexe com a cabeça de jovens

As medidas devem reduzir conteúdos relacionados a perda de peso e cirurgias estéticas exibidos a crianças e adolescentes

Postado em: 21-03-2023 às 09h25
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Novas regras do TikTok prometem barrar conteúdo que mexe com a cabeça de jovens
As medidas devem reduzir conteúdos relacionados a perda de peso e cirurgias estéticas exibidos a crianças e adolescentes | Foto: Reprodução

A rede social TikTok anunciou nesta terça-feira (21/3) que vai implementar novas regras para barrar a exibição de conteúdos nocivos a menores de idade. Como exemplo, as medidas devem reduzir conteúdos relacionados a perda de peso e cirurgias estéticas exibidos a crianças e adolescentes.

Também serão implementados novos cuidados relacionados às eleições, visando diminuir o alcance de mídias sintéticas. O objetivo é combater as deepfakes, aquelas imagens em que o rosto de uma pessoa é trocado em uma cena.

O que muda com as novas regras

Nos últimos meses, a rede tem implementado várias medidas de cuidados com as crianças. Uma delas é o uso de inteligência artificial para identificar menores que tentam enganar o app.

Continua após a publicidade

Também tem diminuído a vazão de conteúdos inapropriados, como comportamentos relativos à perda de peso, distúrbio alimentar, automutilação e suicídio. Esse tipo de conteúdo — que acaba promovendo a “insatisfação com o corpo” —- não aparecerá no “Para você” de menores.

Entre outras mudanças estão o impedimento de que menores de 16 enviem mensagens diretas e de que menores de 18 anos façam transmissões ao vivo.

Quanto as mídias sintéticas, a empresa diz que usuários que postarem vídeos modificados por inteligência artificial precisarão aplicar alguma marcação como “sintético”, “falso”, “irreal” ou “alterado” na legenda ou em hashtags. Caso isso não ocorra, o conteúdo terá o alcance reduzido.

Vale ressaltar que isso não se aplica a filtros. Quando eles são aplicados, uma sinalização no próprio vídeo já indica o nome da aplicação, o que permite a outros usuários recorrerem a ela também.

A ideia é evitar deepfakes de políticos dizendo coisas que eles não falaram na vida real. No início da guerra da Rússia contra a Ucrânia, por exemplo, circulou um vídeo falso pelas redes sociais em que Volodymyr Zelensky anunciava a rendição do país.

Leia também: O que é o ‘desafio do apagão’, trend do TikTok que levou a morte uma menina argentina de 12 anos

Por que o TikTok está mudança?

As mudanças vêm na esteira de ameaças de bloqueio contra a rede social em diversos países. Várias nações aliadas dos Estados Unidos — como Reino Unido e Nova Zelândia — já anunciaram ações para remover o app de celulares usados por autoridades.

Tornar o TikTok mais seguro para crianças e adolescentes e menos suscetível à propagação de notícias falsas (que vão do cuidado com conteúdos políticos às marcações de vídeos deepfake) é uma estratégia para as autoridades ficarem menos irritadas com a plataforma.

Leia também: Idoso que trabalhava em supermercado consegue se aposentar após viralizar no TikTok

Veja Também