Hoje é o dia mundial de cuidar do coração

O Dia Mundial da Hipertensão (17/05) é promovido mundialmente pela World Hypertension League com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre a

Postado em: 17-05-2021 às 11h29
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Hoje é o dia mundial de cuidar do coração
Data tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a hipertensão arterial. Foto: Reprodução

O Dia Mundial da Hipertensão (17/05) é promovido mundialmente pela World Hypertension League com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre a hipertensão arterial (HTA) em toda a população no mundo. A data foi criada para auxiliar na orientação aos hábitos saudáveis de vida.

Considerada a principal doença cardiovascular devido à sua alta prevalência pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a hipertensão acomete até 30% da população mundial. “Continua sendo o principal fator de risco responsável pelas complicações cardiovasculares mais comuns quando não tratada – como infarto, AVC, prejuízos na função renal e insuficiência cardíaca”, aponta o médico cardiologista, Frederico Nacruth, PhD em Medicina Intensiva.

Dentre os fatores associados ao desenvolvimento da doença, destacam-se os genéticos e os socioambientais, entre os quais a obesidade tem sido um dos mais prevalentes. “O excesso de gordura, particularmente a visceral, é um importante fator de risco para o aumento da pressão arterial”, aponta Frederico.

Continua após a publicidade

Das medidas de prevenção, as principais incluem manter um peso adequado, uma dieta adequada, com menor quantidade de sal – 5 g de sal por dia ou 2 g de sódio –, atividade física regular e controle do estresse.

Veja Também