Teatro documental vira filme e conta a história do Hotel Mariana

Documentário será exibido a partir de hoje (21/05)

Postado em: 21-05-2021 às 08h35
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Teatro documental vira filme e conta a história do Hotel Mariana
Documentário será exibido a partir de hoje (21/05) | Foto: Reprodução

Seis anos após um dos maiores crimes ambientais do País, ‘Hotel Mariana’ vira filme docudrama sobre a técnica Verbatim de teatro documentário. O filme traz depoimentos dos atingidos pela tragédia e dos artistas que os representaram. A exibição gratuita de ‘Hotel Mariana Online’ ocorre a partir de hoje (21), às 21 horas, com transmissões via Youtube. Criado a partir de relatos reais coletados uma semana após a tragédia o projeto concorreu ao Prêmio Shell de Teatro na categoria dramaturgia.

O documentário é derivado do filme apresentado no ano passado. Ele traz depoimentos colhidos pelo diretor Munir Pedrosa, que retornou a Mariana em 2017 e reencontrou as mesmas pessoas com que conversou na semana da tragédia. Os atores assumem os depoimentos de 2015 e os atingidos reais são revelados com as imagens de dois anos depois. Além dessas cenas, ‘Hotel Mariana Online’ traz também trechos que falam sobre a técnica usada na montagem teatral dirigida por Herbert Bianchi.

O teatro Verbatim é um tipo de teatro documentário que reproduz em cena as palavras exatas de pessoas reais gravadas em entrevistas sobre um determinado tema ou evento. Durante a apresentação, os atores reproduzem instantaneamente o que estão ouvindo em fones de ouvido com o objetivo de reproduzir os áudios da maneira mais fiel possível, atingindo um grau de autenticidade que se aproxime da natureza de cada entrevistado. Após a exibição do documentário, haverá uma conversa com os artistas envolvidos.

Continua após a publicidade

Tragédia ambiental

No dia 5 de novembro de 2015, a cidade histórica de Mariana (MG), que fez parte da Estrada Real criada ainda no século XVII, foi o cenário principal do maior desastre ambiental da História do Brasil. Por volta das 16h, a barragem de Fundão, se rompeu, provocando o vazamento de 62 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de minério, matando 19 pessoas e deixando milhares desabrigadas. 

O vazamento, considerado o maior de todos os tempos em volume de material despejado por barragens de rejeitos de mineração, provocou também a morte do Rio Doce e danos ambientais que se estenderam aos estados do Espírito Santo e da Bahia. O tsunami de lama, assim que chegou ao distrito de Bento Rodrigues – área mais atingida, vizinha à barragem – levou somente 12 segundos para devastar o local, que teve cerca de 80% de suas construções destruídas. 

Ao todo, 39 cidades foram afetadas e 11 toneladas de peixes foram mortos. Devido à extensa área atingida, a fauna e a flora do Rio Doce ficaram ainda mais vulneráveis: ecossistemas e espécies que já eram ameaçadas por atividades predatórias e impactos da indústria, agricultura e mineração, passaram a correr sério risco de extinção. De acordo com alguns dados, décadas, ou até um século, serão necessárias para a recuperação da bacia. No dia 25 de janeiro de 2019, mais uma barragem de rejeitos de minérios se rompe, dessa vez em Brumadinho, deixando 228 pessoas mortas.

SERVIÇO 

Hotel Mariana – o filme

Quando: até 26 de maio, às 21h

Onde: (www.youtube.com/HotelMarianaofilme)

Elysia Cardoso (Especial para o O Hoje)

Veja Também