Esump e MP-GO promovem oficinas sobre compostagem e cultivo de orgânicos

A ação tem a finalidade de divulgar informações com o propósito de educação ambiental

Postado em: 27-05-2021 às 16h57
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Esump e MP-GO promovem oficinas sobre compostagem e cultivo de orgânicos
A ação tem a finalidade de divulgar informações com o propósito de educação ambiental | Foto: reprodução

A Escola Superior do Ministério Público de Goiás (Esump) e a Área de Meio Ambiente e Consumidor do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Goiás (MP-GO) promoverão um ciclo de oficinas educativas da Semana do Meio Ambiente, de 31 de maio a 2 de junho, voltado para os integrantes da instituição e a comunidade em geral. A transmissão será feita sempre das 14 às 15 horas, pela plataforma Zoom.

Após o encerramento, os eventos ficarão disponíveis no canal da Esump no YouTube. Cada participante poderá realizar uma única inscrição para todo ciclo de oficinas, que será válida para os três eventos. A Esump informa ainda que será permitida a participação por evento; no entanto, terão direito à certificação somente aqueles que comparecerem a todas as oficinas. Acesse aqui o link para as inscrições.

O ciclo tem a finalidade de divulgar informações com o propósito de educação ambiental, por meio da participação do Ministério Público na Semana Mundial do Meio Ambiente, com programação especial de atividades educativas com aplicações práticas no cotidiano, focadas no equilíbrio do ecossistema. O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. Em 2021, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é a Restauração de Ecossistemas.

Continua após a publicidade

A primeira oficina do ciclo acontecerá no próximo dia 31 e abordará o tema Coleta Seletiva. A convidada para falar sobre o assunto é a engenheira sanitarista e ambiental Marta Arce de Brito, gestora de Resíduos Sólidos Urbanos, diretora do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Jandaia; membro da Sociedade Resíduo Zero, coordenadora suplente da Região Centro-Oeste do Fórum de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos Urbanos da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para Gestão Municipal de Recursos Hídricos (Agência Nacional das Águas- ANA/Instituto Federal do Ceará-IFCE).

Programação

A segunda oficina, que será sobre Compostagem Residencial em Baldes e Pneus, terá como expositor Diógenes Aires de Melo, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-GO). Ele é também coordenador da Sociedade Resíduo Zero, presidente do Instituto Diógenes Aires de Desenvolvimento Ambiental, mestre em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Goiás (UFG), ganhador de prêmios ambientais como os Prêmios do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) Goiás de Meio Ambiente 2016 e 2017.

Na terceira e última oficina do ciclo, o tema será o Cultivo de Orgânicos e terá como palestrante Gislene Auxiliadora Ferreira, engenheira agrônoma com atuação em levantamentos florísticos e fitossociológicos, concepção e implantação de sistemas agroecológicos, planos de gestão e controle ambiental. Ela é doutora e mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), docente na Escola de Agronomia da UFG nas áreas de Agroecologia, Ecologia e Agricultura; pesquisadora nas linhas de interação inseto/planta, entomofauna e moscas frugívoras no Cerrado, agroecologia, agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável.

A mediação dos encontros será feita pela coordenadora da Área do Meio Ambiente e do Consumidor do Centro de Apoio Operacional do MP-GO, Daniela Haun de Araújo Serafim. Veja aqui cartaz com a programação.

Veja Também