Envenenamento com cerveja causa morte de policial em MG

Polícia investiga hipótese de que contaminação tenha sido causada por cervejas da marca Brussels

Postado em: 31-05-2021 às 19h26
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Envenenamento com cerveja causa morte de policial em MG
Polícia investiga hipótese de que contaminação tenha sido causada por cervejas da marca Brussels | Foto: Reprodução

A 6ª Delegacia de Polícia Civil em Juiz de Fora está investigando a morte de um policial militar de reserva por contaminação com dietilenoglicol. A hipótese é que a substância tenha sido ingerida por meio de cervejas da marca Brussels, consumidas em uma comemoração de Dia das Mães.

Antônio Paulo dos Santos, de 61 anos, faleceu no último dia 27 de maio. Poucos dias após a ingestão, ele foi encaminhado para o Hospital Albert Sabin com quadro semelhante ao de intoxicação alimentar. Quatro dias depois de ser liberado, o policial voltou a ser internado, desta vez com insuficiência renal.

A substância averiguada na autópsia é a mesma encontrada na cerveja da marca Backer em julho do ano passado, que provocou a morte de dez pessoas e resultou em 11 indiciados pela Polícia Civil após cinco meses de investigação.

Continua após a publicidade

Em comunicado, a cervejaria disse utilizar apenas Álcool Etílico Potável na concentração de 18% para o sistema de resfriamento, e que apresenta atestado de inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O problema de refrigeração industrial foi uma das causas apontadas na contaminação das cervejas Backer.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a substância é um solvente orgânico altamente tóxico. Ela é utilizada como anticongelante na indústria e, se ingerida, pode causar sintomas como insuficiência renal e problemas neurológicos.

Veja Também