Quinta-feira, 28 de março de 2024

Ao lançar Operação Cerrado Vivo, Caiado alerta sobre seca severa em Goiás

Durante o lançamento da Operação Cerrado Vivo 2021 na manhã desta segunda-feira (14/06), na sede do comando geral do Corpo de Bombeiros

Postado em: 14-06-2021 às 10h24
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Ao lançar Operação Cerrado Vivo, Caiado alerta sobre seca severa em Goiás
“Este ano, nós sabemos que o prognóstico, infelizmente, seja de uma estiagem prolongada, muito parecida com 2019”, afirmou o governador | Foto: Gov. de Goiás

Durante o lançamento da Operação Cerrado Vivo 2021 na manhã desta segunda-feira (14/06), na sede do comando geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), o governador Ronaldo Caiado (DEM) alertou que está previsto um período de estiagem severa para Goiás.  

“É uma etapa longa, a previsão de chuva, infelizmente, só está lá para o mês de outubro. Isto nos impõe um ritmo acelerado durante todo este período. Eu peço mais uma vez a todos vocês, este empenho, esta dedicação e este enfrentamento”, afirmou Caiado.

Ele acrescentou ainda os perigos das “queimadas disseminadas”, citando que muitas delas são criminosas. “Nós não podemos colocar em risco aquilo que são vidas e, que ao mesmo tempo, compromete muito também a economia do Estado de Goiás”.

Continua após a publicidade

Segundo o governo, está previsto para este ano uma seca severa igual a registrada em 2019. Quando por todo o território goiano houve incêndios se alastrado sobre matas e ambientes de preservações ambientais.

Trabalho conjunto

No intuito, de prevenir e combater os incêndios em vegetação, a operação contará com a coordenação do CBMGO, e apoio da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Ministério Público, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Polícia Militar de Goiás (PMGO), além de órgão ambientais nos municípios.

As demais parcerias são com os sindicatos rurais, treinamento de brigadas para atuação em áreas rurais, distribuição de cartilhas educativas e visitas em propriedades rurais. Para o governo, o envolvimento da sociedade será fundadamente para o sucesso do programa.

Para tanto, o trabalho de enfrentamento do grupo terá maior investimento tecnológico. Como no ano passado, quando foram utilizados para o monitoramento aéreo de parques estaduais drones e locais montados para controle e cruzamento de dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com as imagens.

Veja Também