Goiânia inicia inquérito de cobertura vacinal infantil nesta terça-feira

Meta é saber se as crianças nascidas em 2017 e 2018 estão com cartão de vacinação em dia

Postado em: 28-06-2021 às 11h54
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia inicia inquérito de cobertura vacinal infantil nesta terça-feira
Meta é saber se as crianças nascidas em 2017 e 2018 estão com cartão de vacinação em dia | Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (29/06), será iniciado em Goiânia um inquérito de cobertura vacinal que tem como objetivo saber se as crianças nascidas em 2017 e em 2018 estão com o cartão de vacinas atualizado. O levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS) ocorre em todas as capitais. Em Goiânia, o trabalho será coordenado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com o apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde.

Por meio do inquérito será possível estimar as coberturas vacinais relativas às vacinas BCG, hepatite B, poliomielite, pentavalente, rotavírus humano, febre amarela, meningococo conjugada C, pneumococo conjugado 10 valente, influenza, hepatite A, tríplice viral, varicela e reforço para DPT e Poliomielite.

Também será possível comparar as doses aplicadas e os dados de produção dos serviços de atenção básica; estimar a proporção de crianças que utilizam serviços privados para imunização; estudar as coberturas vacinais, esquema completo, as condições de vida predominantes nas áreas ou estratos correspondentes e dados socioeconômicos das famílias e identificar os motivos que estão contribuindo para que as crianças não estejam vacinadas.

Continua após a publicidade

Em caso de dúvida, os pais podem entrar em contato com: Ministério da Saúde pelo Disque Saúde 136; com a Empresa Science (responsável pela entrevista) por meio do número 0800 025 0174; ou com a coordenadora do estudo em Goiás, Profa. A Dra. Sheila Araújo Teles, pesquisadora da Universidade Federal de Goiás, por meio do e-mail [email protected] ou pelo celular (62) 996881046.

Importância do estudo

A partir dos resultados deste estudo o Ministério da Saúde poderá definir novas estratégias que possibilitem melhorar o acesso à vacinação das crianças brasileiras e, desta forma, ampliar as coberturas vacinais em todo o país para proteger a saúde de toda a população brasileira.

Veja Também