Profissionais de saúde fazem panelaço na frente da Prefeitura de Aparecida

Os profissionais de enfermagem estão protestando em diversas capitais na manhã desta quarta-feira (30/06). Na Capital, um grupo se concentra na frente

Postado em: 30-06-2021 às 10h57
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Profissionais de saúde fazem panelaço na frente da Prefeitura de Aparecida
Sindicatos informaram que mobilização da Enfermagem ocorre nacionalmente, reivindicando piso nacional e jornada de trabalho de 30h para a classe | Foto: divulgação

Os profissionais de enfermagem estão protestando em diversas capitais na manhã desta quarta-feira (30/06). Na Capital, um grupo se concentra na frente da Assembleia Legislativa e em Aparecida de Goiânia está ocorrendo um panelaço na Cidade Administrativa, sede da Prefeitura.

Na cidade, servidores municipais da saúde cobram que não houve avanços nas negociações com a gestão municipal, acerca das reivindicações da classe dos últimos dois anos.

Dentre as exigências dos profissionais estão: a data-base de 2020 e de 2021, progressões de carreira e piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias.

Continua após a publicidade

Ato nacional

Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás (SIEG) e Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) participam das manifestações.

Por nota, os sindicatos informam que os atos desta quarta-feira (30/06) fazem parte de uma série de ações que já vem sendo realizadas pelo Sindsaúde, no intuito de negociar o pagamento de diversos direitos trabalhistas.

Reivindicações:

Data-base

Pagamento da reposição salarial (data-base) referente aos anos de 2020 e de 2021.

Progressão

Pagamento das nossas progressões de carreira (18/19 e 20/21) previstas na Lei 085/2014. Cada progressão equivale a um acréscimo de 2%.

Proporcionalidade

Proporcionalidade salarial entre os níveis prevista no artigo 7.º da Lei 085/2014.

Piso salarial

Pagamento do piso salarial (R$ 1.550) dos Agentes de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) conforme determinação da Lei Federal Nº 13.708/18.

Plano de carreira

Inclusão dos motoristas de ambulância e servidores administrativos no plano de carreira da saúde (Lei 085/2014).

Concurso e condições de trabalho

Reivindicamos a realização de concurso público para a área da saúde e a melhoria das condições de trabalho.

Nota da Prefeitura de Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde informa já ter sido comunicada quanto ao movimento e iniciado diálogo com os respectivos sindicatos. A pasta salienta, ainda, reconhecer o mérito relacionado ao Projeto de Lei 2564/2020, pertinente à instituição do piso salarial para a classe.

Nota da Prefeitura de Aparecida

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia esclarece que o atual Plano de Cargos e Salários da pasta está em conformidade com a legislação e com os acordos coletivos vigentes.

A Secretaria informa que tem mantido uma agenda de reuniões com representantes da Secretaria da Fazenda e das categorias de profissionais da pasta para discutir as demandas dos servidores, tais como piso salarial, data-base e progressão de carreira.

A reportagem encontrou em contato também com a assessoria de imprensa do Governo de Goiás e aguarda posicionamento.

Veja Também