Cresce o número de procedimentos estéticos em jovens

O cirurgião plástico Fernando de Nápole explica quando é recomendado realizar intervenções em adolescentes, por exemplo, mamas grandes ou pequenas demais ou ainda deformidades no nariz; situações que, podem levar ao constrangimento e à restrição do convívio social

Postado em: 03-07-2021 às 10h32
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Cresce o número de procedimentos estéticos em jovens
O cirurgião plástico Fernando de Nápole explica quando é recomendado realizar intervenções em adolescentes, por exemplo, mamas grandes ou pequenas demais ou ainda deformidades no nariz; situações que, podem levar ao constrangimento e à restrição do convívio social | Foto: Reprodução

O Brasil é líder mundial no ranking de cirurgias plásticas em jovens. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), dos quase 1,5 milhão de procedimentos estéticos feitos em 2016, 97 mil (6,6%) foram realizados em pessoas com até 18 anos de idade. Entre as justificativas para o quadro está a insatisfação com a própria imagem.

Somente nos últimos dez anos, houve um aumento de 141% no número de procedimentos entre jovens de 13 a 18 anos, segundo a SBCP. Entre as cirurgias mais procuradas estão os implantes de silicone, a rinoplastia e a lipoaspiração.

Para o cirurgião plástico Fernando de Nápole, os jovens não procuram as cirurgias plásticas somente devido à preocupação estética; sofrimentos emocionais agravados por restrições sociais auto impostas podem justificar correção cirúrgica.

Continua após a publicidade

De acordo com Drº Fernando, existem casos em que os procedimentos merecem ser realizados mesmo antes dos 18 anos. São aqueles em que pessoas jovens sofrem por apresentarem, por exemplo, mamas grandes ou pequenas demais ou ainda deformidades no nariz; situações que podem levar ao constrangimento e à restrição do convívio social.

O médico afirma que os procedimentos cirúrgicos com fins estéticos são recomendados para jovens a partir dos 18 anos, quando possuem mais autonomia e maturidade para tomarem decisões. Mas, casos em que pessoas estão suscetíveis ao sofrimento do bullying escolar, além de “uma redução drástica de autoestima e qualidade de vida”, devem ser analisados separadamente. “Se a gente pensar que a definição de saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é o estado de bem-estar físico, social, mental e psicológico, a cirurgia plástica nesses casos vai trazer uma melhora para a qualidade de vida do paciente, logo para a saúde”, explica Drº Fernando.

Qual a cirurgia plástica mais realizada entre adolescentes?

Apesar do implante de silicone ser o procedimento mais procurado entre as mulheres do mundo, ele fica em segundo lugar quando analisamos apenas os pacientes até os 18 anos de idade. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), quem lidera a lista de cirurgias plásticas mais procuradas pelos adolescentes é a rinoplastia, totalizando mais de 70 mil procedimentos realizados apenas em 2017.

O papel dos pais

Assim como todo procedimento cirúrgico, o consentimento dos pais é obrigatório para a realização da cirurgia em menores de idade. Porém, lembre-se que após a autorização dos responsáveis legais, ainda é preciso certificar-se de que os pré-requisitos físicos e psicológicos são atendidos.

Veja Também