Sem conseguir liberação pra cirurgia, idoso corre risco de perder a vida, em Pirenópolis

Josimar Antonio Sousa Lobo, de 63 anos, precisa realizar série de cirurgias, incluindo a possibilidade de amputar as pernas por conta de graves problemas arteriais

Postado em: 09-07-2021 às 20h14
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Sem conseguir liberação pra cirurgia, idoso corre risco de perder a vida, em Pirenópolis
Josimar Antonio Sousa Lobo, de 63 anos, precisa realizar série de cirurgias, incluindo a possibilidade de amputar as pernas por conta de graves problemas arteriais | Foto: reprodução

Internado há quase um mês em estado grave em Pirenópolis, Josimar Antonio Sousa Lobo, de 63 anos, precisa realizar cirurgias complexas para não perder as pernas ou a própria vida, já que possui problemas arteriais graves, como isquemia crônica. Familiares do idoso, que não podem arcar com as despesas dos procedimentos, afirmaram que procuraram pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), para que o órgão intercedesse e solicitasse ao governo para ajudar, porém não conseguiram um retorno positivo.

Familiares explicaram que, para Josimar realizar as cirurgias seria preciso avaliação presencial do idoso em Goiânia, o que é inviável no momento. “Abrimos um processo no Ministério Público e disseram que para continuar, seria preciso fazer orçamentos em hospitais particulares para que possa ser cobrado do governo o procedimento. Mas os poucos lugares que realizam as cirurgias, pedem avaliação presencial”.

Ainda de acordo com a família, o médico de Josimar afirmou que a situação dele é muito grave e que é preciso ir da internação, onde ele se encontra, direto para uma cirurgia. Segundo o médico, há pontos de necrose em seu pé esquerdo, além de varizes superficiais volumosas e com úlceras.

Continua após a publicidade

“No decorrer das últimas semanas, seu Josimar chegou a ter sangramento abundante e foi evoluindo com piora da necrose do pé esquerdo, que começou a ter sinais de infecção, foi preciso de antibiótico na veia por mais de duas semanas. Mesmo com melhora parcial ele voltou a ter uma hemorragia e precisou retornar com medicamentos fortes, mas corre riscos de problemas maiores”, disse o profissional de saúde.

A reportagem tentou contato com o MPGO, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. A família apela tanto pela ajuda do ministério, quanto pelo auxílio de qualquer pessoa que possa colaborar com Josimar. O telefone é da sobrinha Josi Lobo (62) 99621-8737.

Veja Também