Quinta-feira, 28 de março de 2024

Noruega é multada em mais de R$ 9 mil por não jogar de biquíni no Europeu de Handebol de Praia

Em vez do uniforme de biquíni estabelecido pela federação, as atletas do handebol optaram por shorts em um jogo no fim de semana. Multa pelo caso gerou críticas nas redes sociais

Postado em: 23-07-2021 às 10h21
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Noruega é multada em mais de R$ 9 mil por não jogar de biquíni no Europeu de Handebol de Praia
Em vez do uniforme de biquíni estabelecido pela federação, as atletas do handebol optaram por shorts em um jogo no fim de semana. Multa pelo caso gerou críticas nas redes sociais | Foto: CNN Brasil

O uniforme da seleção norueguesa de handebol de praia virou o centro de um debate sobre até que ponto há diferenças no tratamento dado a homens e mulheres no esporte.

A seleção feminina de handebol de praia da Noruega foi multada ao não aceitar usar um uniforme que trazia um top e biquíni. No lugar, as atletas optaram por usar shorts em um jogo no último fim de semana, alegando que o uniforme estabelecido pela federação deixava partes de seus corpos expostas.

A multa foi estabelecida pela Federação Europeia de handebol, e divulgada na segunda-feira, 19, após a seleção norueguesa ganhar a medalha de bronze em um campeonato um dia antes.

Continua após a publicidade

A regra sobre o uniforme vem da Federação Internacional da modalidade, que estabelece que o uniforme feminino deve ser “com um ajuste justo e corte em um ângulo para cima em direção ao topo da perna.”

Ao jornal The New York Times, uma porta-voz da organização respondeu que as regras estavam sendo reavaliadas internamente, mas que até agora somente a Noruega havia questionado os uniformes e que outras seleções gostam de jogar de biquíni, citando as seleções da América do Sul.

A seleção masculina dos países é autorizada a usar shorts pelas regras da federação. O caso gerou críticas nas redes sociais, com fotos mostrando a diferença nos uniformes dos dois times.

Cada jogadora da seleção norueguesa foi multada em 150 euros, totalizando uma multa de 1.500 euros pelo descumprimento da regra de vestimenta.

A Federação Norueguesa de Handebol apoiou a requisição das atletas e disse que pagaria a multa em nome das jogadoras. A entidade tem dito que já havia reclamado sobre o caso à Federação Internacional, mas que não foi ouvida.

Veja Também