Quinta-feira, 28 de março de 2024

Criação e edição: 5 ferramentas simples para produzir vídeos com fotos

Transforme seu material fotográfico em pequenos filmes autorais, o formato de conteúdo mais popular da internet atualmente

Postado em: 29-07-2021 às 17h41
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Criação e edição: 5 ferramentas simples para produzir vídeos com fotos
Transforme seu material fotográfico em pequenos filmes autorais e se adapte ao formato de conteúdo mais popular na internet atualmente | Foto: Reprodução

A produção de conteúdo para a internet já passou por diferentes fases, marcadas por tendências. No início da era digital, textos publicados em blogs eram a principal forma de disseminação de informações. Mais tarde, as imagens passaram a dominar as redes sociais, enquanto um novo formato já começava a ganhar espaço: o vídeo.

Hoje, os vídeos curtos integram a grande maioria do conteúdo produzido e consumido na internet, em produções dinâmicas, atrativas e didáticas, que prendem facilmente a atenção de quem as assiste.

Se você ainda não desapegou das fotos, uma alternativa é transformar o seu material em vídeo, unindo um conjunto de fotos em uma apresentação de vídeo personalizada, com direito a trilha sonora e efeitos de transição.

Continua após a publicidade

Para facilitar esse processo, confira a seguir 5 ferramentas simples e acessíveis para fazer vídeos com fotos, criando filmes próprios e cheios de personalidade.

Windows

Popular por ser o primeiro editor de vídeo, o Movie Maker, uma das ferramentas do Windows, foi descontinuada pela Microsoft em janeiro de 2017, na versão 8.1. No entanto, a partir do Windows 10 um equivalente é o Windows Store Remix, que já vem pré-instalado em computadores com a versão. A ferramenta fica dentro do app Fotos e pode ser útil para a criação de vídeos usando fotografias combinadas com música. O layout e o manuseio são intuitivos, facilitando o processo de criação.

macOS

Apesar de ser uma ferramenta que conta com recursos para editores profissionais e inclusa no equipamento macOS, o iMovie também funciona para a execução de tarefas mais simples, como fazer vídeos com um conjunto de fotos e música. Como a utilização do editor é voltada para materiais complexos, as transições criativas entre as imagens podem passar despercebidas, mas basta ficar atento aos acessórios do iMovie para redescobrir as opções.

Invideo

Esta ferramenta conta com templates pré estabelecidos e inúmeros modelos de criação, e permite a edição de vídeos com fotos e música por meio de plataforma online. Entre as opções de trilha sonora, é possível visualizar e ouvir previamente, facilitando que o usuário faça uma escolha assertiva para a produção, que pode ser pessoal ou profissional. Na versão mobile, chamada Filmr, também é possível produzir materiais em vídeo, sobretudo para as redes sociais pessoais ou da empresa.

Soapbox

O Soapbox é gratuito e funciona como uma extensão do Google Chrome. A ferramenta, que tem layout simples e funções básicas, permite que vídeos sejam criados e editados com qualidade profissional mesmo por quem tem pouco ou nenhum conhecimento sobre gravação de vídeo. Com um pouco de familiaridade na plataforma é possível produzir apresentações caprichadas, repletas de efeitos, além de trilha sonora. Outra opção, que pode incrementar os vídeos, é a possibilidade de gravar a tela do PC simultaneamente com a imagem da webcam, ou intercalando uma com a outra.

Quik – GoPro

Para os donos dos equipamentos GoPro, o editor de vídeos Quik é o programa exclusivo da marca. Com ele é possível criar clipes com fotos salvas na memória do próprio celular. Depois de selecionar os arquivos, existe a  possibilidade de escolher temas pré-estabelecidos para criar slideshows, incrementar com efeitos de transição entre fotos e trilha sonora específica de cada tema ou outras faixas disponíveis no catálogo do aplicativo. O resultado lembra colagens divertidas e funcionais para vários estilos de vídeos.

Veja Também