Fé e negócios: é possível ter crença e se relacionar bem com as pessoas?

Empreender não é nada fácil. E é fato que para o sucesso de qualquer negócio, o networking – relacionamento com pessoas –

Postado em: 01-08-2021 às 08h45
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Fé e negócios: é possível ter crença e se relacionar bem com as pessoas?
O influenciador digital Alex Monteiro, fundador de empresas que agencia nomes como do Whindersson Nunes, Tirulipa, Gkay, Patricia Ramos, entre outros, conta como mantém os princípios e valores no ambiente corporativo | Foto: reprodução

Empreender não é nada fácil. E é fato que para o sucesso de qualquer negócio, o networking – relacionamento com pessoas – é importante. Nesse sentido, quando há convergências de princípios e valores entre elas, os laços são melhores conectados. Mas é quando o assunto é religião? A qual sempre se diz: “não se discute”. Porém, há também o lado de quem é religioso e segrega os demais.    

“Eu tenho questões claras comigo, por exemplo, eu não me embriago, mas isso não me impede de estar em eventos de negócios que tem bebidas. Eu entendo que a minha fé é uma decisão pessoal e não me cabe julgar ninguém, logo, eu estarei sempre exercendo as minhas funções dentro da minha fé, daquilo que acredito”, vivencia e compartilha o influenciador digital Alex Monteiro. 

Nas redes sociais, Monteiro, que é empreendedor, professor e palestrante, fala diariamente sobre fé e negócios para seus mais de 120 mil seguidores. Ele é o fundador da maior agência de influenciadores digitais da América Latina: a Non Stop, que agencia grandes nomes como, Whindersson Nunes, Tirulipa, Gkay, Patricia Ramos, entre outros. 

Continua após a publicidade

Para ele, os negócios estão ligados ao propósito de vida, o que não o diferencia da religião. “Não tem como a pessoa não levar seus valores para seus negócios. Daí vejo que é impossível andar separado”, salienta, acrescentando que a fé é aquilo de que a pessoa crê, sendo princípios que ela acredita e irá utilizar para tomar decisões.

“Eu trago comigo princípios cristãos que são idênticos aos princípios do empreendedorismo como por exemplo perseverança, verdade, honestidade, amor ao próximo, justiça, são princípios cristãos que não poderão deixar de ser aplicados na vida e nos negócios”, frisa.

Alex vê na sua fé a grande impulsionadora da carreira, ao atribuir a Deus as conquistas e rejeitando o que muitos acreditam como sendo sorte. “E a pessoa que negocia comigo, pode ter certeza que os princípios que guiarão as decisões serão com base na justiça, amor ao próximo e verdade, não porque os negócios existem, mas é um compromisso pessoal que tenho com Deus”, comenta.

Crença 

Mas por um período, Alex Monteiro não estava “fazendo parte” de uma doutrina religiosa. Porém, ao retornar a sua crença, conseguiu se posicionar. “Eu voltei para a igreja quando eu já tinha sucesso profissional, e vejo os meus artistas respeitarem meu posicionamento”, afirma. 

O influenciador relembra de atitudes e brincadeiras, que não estão mais de acordo com o que defende e prega. “Hoje eles respeitam, pois sabem que não irei rir, por uma questão de princípios. Eu senti que também virei suporte de opinião pessoal após essa conversão, as pessoas percebem seu exemplo e não somente suas falas”, finaliza.

Veja Também