Como melhorar a aparência de um carro usado?

Com produtos específicos e alguns investimentos, como em maquiagem automotiva, é possível manter o carro usado com cara de novo.

Postado em: 25-08-2021 às 15h27
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Como melhorar a aparência de um carro usado?
Com produtos específicos e alguns investimentos, como em maquiagem automotiva, é possível manter o carro usado com cara de novo. | Foto: Reprodução

Carros usados merecem cuidados especiais para rodarem com todos os itens em pleno funcionamento, além de ser uma atitude ideal para manter a valorização nas previsões do mercado. Inclusive, há motoristas que conseguem conservar tão bem o veículo que acabam vendendo por um preço até maior do que o esperado, obtendo um lucro considerável.

Contudo, são necessários investimentos e também rotinas de manutenção, principalmente para melhorar a aparência do veículo.

Faça higienização dos estofados 

Os estofados geralmente sofrem influência do tempo e também de situações do dia a dia, principalmente se o carro for de uma família com filhos pequenos. Assim, manchas e até mesmo furos podem ser limitadores na aparência do veículo.

Continua após a publicidade

Uma boa dica é fazer uma limpeza em lojas especializadas. Nesses locais, produtos específicos são aplicados, deixando a aparência bem mais agradável. 

Agora, se você prefere economizar, a dica é realizar a limpeza caseira através da aspiração dos estofados e parte interna do carro. Assim, a aparência dos assentos fica excelente, principalmente se você tomar os devidos cuidados ao longo da higienização, sempre utilizando os produtos corretos.

Caso o seu veículo tenha bancos de plástico, a dica é sempre limpá-los com um pano úmido, impedindo o acúmulo de sujeira ou pó. Caso sejam de couro, é preciso hidratá-los pelo menos uma vez por ano, mantendo a limpeza rotineira.

Invista em uma maquiagem automotiva

Outro serviço fundamental para deixar o seu carro com uma aparência de novo é a maquiagem automotiva. Com ela, é possível reparar pequenos defeitos na pintura ou até mesmo danos causados na lataria por acidentes, ou colisões.

A maquiagem automotiva é um excelente investimento e garante realce no brilho e conservação da tinta, inclusive retirando manchas de oxidação que são frequentemente causadas pelos efeitos do tempo.

Além dos serviços citados, é possível ainda contar com o espelhamento e vitrificação, aspectos que objetivam o aperfeiçoamento e conservação da pintura do carro, ou seja, a aparência fica bem melhor. Outra vantagem é que a cor original do automóvel é sempre mantida, deixando o seu possante com cara de novo. 

Faça manutenções corriqueiras

Quem entende de carro sabe se o veículo está bem conservado ouvindo somente o ronco do motor. Portanto, a aparência também necessita de investimentos em vários itens do seu possante.

Não podemos deixar de citar o motor, que deve sempre ser inspecionado, principalmente o filtro. A orientação é que a verificação aconteça de 30.000 a 50.000 km rodados.

Tenha atenção especial às mangueiras. Caso estejam ressecadas ou com muita folga, devem ser substituídas. Dessa maneira, o seu carro sempre estará rodando em plenas condições.

Evite locais de risco   

Determinados descuidos no dia a dia podem influenciar na aparência do seu carro, por exemplo, estacionar embaixo de uma árvore com vários pássaros, como pombos.

A sujeira pode impregnar na lataria, causando inclusive manchas. O mesmo vale para a exposição constante ao sol. Portanto, para melhorar a aparência do seu veículo, vale a pena seguir alguns cuidados ao longo da rotina, tais como:

  • evite parar em locais descobertos;
  • lave o carro pelo menos a cada 15 dias com produtos corretos;
  • não transporte mais do que a carga recomendada;
  • faça higienizações.

Seguindo as nossas dicas, certamente o seu carro estará sempre com uma aparência impecável, chamando a atenção por onde você passar. Lembre-se sempre de utilizar produtos adequados nas limpezas e nunca esfregue a lataria com esponja de cozinha ou detergente. Assim, a pintura será mantida por mais tempo, um aspecto que valoriza o automóvel, seja para a sua satisfação ou para um bom negócio.

Veja Também