Setor de turismo reaquece com reabertura e avanço da vacinação no Brasil

Dados comprovam retorno das viagens a lazer, com depoimentos de empresas do setor, associações e operadoras de viagens

Postado em: 02-09-2021 às 08h09
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Setor de turismo reaquece com reabertura e avanço da vacinação no Brasil
Dados comprovam retorno das viagens a lazer, com depoimentos de empresas do setor, associações e operadoras de viagens | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

O reaquecimento das viagens para resorts e destinos de natureza segue em alta com o avanço do cronograma de imunização contra COVID-19, e vem provocando incremento na ocupação dos estabelecimentos hoteleiros desde julho deste ano, mantendo o ritmo de retomada. Prova disso são os investimentos que alguns resorts vêm fazendo em suas estruturas e operações, de olho na captação de hóspedes, conforme indica a Resorts Brasil, associação que reúne os hotéis da categoria. 

O setor de Hospitalidade já mostra resiliência e confiança na recuperação das viagens a lazer e negócios. Dados da Hotellinvest e do Forum dos Operadores Hoteleiros do Brasil, FOHB dão conta de 147 novos empreendimentos hoteleiros sendo tocados no país, totalizando cerca de R$ 6,1 bilhões em investimentos até 2025. De olho na retomada, a operadora ViagensPromo, anuncia o investimento de dois novos charters para Salvador (BA) e Recife (PE) a partir de dezembro deste ano. 

Continua após a publicidade

Os novos charters serão realizados com a GOL e partirão de São Paulo, do Aeroporto Internacional de Guarulhos, sempre aos domingos e com intervalos regulares de sete dias.  “A adição de mais dois destinos ao nosso portfólio de charters nos dá ainda mais margem para sonhar com voos cada vez mais altos nessa retomada do turismo. Nas férias de julho, com a população parcialmente imunizada, já tivemos um crescimento na ordem dos 110% nas vendas de pacotes para os resorts no nordeste. Em dezembro e janeiro, com mais pessoas vacinadas, a expectativa é a melhor possível”, ressaltam os sócios Renato Alves e Renato Kido.

Nova temporada 

As buscas por viagens a lazer estão crescendo e comparando os meses de abril e maio com junho e julho, as vendas dobraram, com aumento de 200% em junho e julho. Setembro e outubro, devido à proximidade da alta temporada e das festas de final de ano, devem ser meses muito aquecidos, e por conta disso estamos aumentando o número de fretamentos para Porto Seguro e estamos abrindo novos destinos saindo de São Paulo com destino a Salvador e Recife. Mas os destinos mais buscados continuam sendo Porto Seguro, Maceió e os resorts em geral, seguido de Gramado”, comenta Bianca Fernandes, da ViagensPromo.

O turismo de luxo também está seguindo uma trajetória positiva nesse momento de retomada. Segundo Alex Da Riva, Presidente da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), que conta atualmente com 41 empreendimentos hoteleiros associados, muitos deles em contato com a natureza, o segmento de luxo está mais fortalecido. “Para nós, da BLTA, a vacinação tem contribuído com a retomada do turismo. Em julho a taxa de ocupação média ficou na casa dos 64%, desde o início da pandemia. A percepção do luxo também está mudando. O luxo do essencial, que se traduz em um bom quarto ou serviço, continua importante. Mas junto com isso vem também as experiências, a valorização da região, o conhecimento da cultura local, da gastronomia, da comunidade local e na preservação do entorno”, ressalta Alex Da Riva.

Outra agência de viagem que vem demonstrando bastante otimismo no mercado com o reaquecimento do turismo de lazer é a Quickly Travel, empresa do Grupo JTB, do Japão, reconhecido mundialmente como um dos maiores conglomerados de turismo do planeta. Após um ano repleto de incertezas e desafios, a agência vem projetando um desfecho muito mais positivo para 2021. Segundo Mami Fumioka, Vice Presidente, a empresa espera fechar o ano com crescimento de 71% no seu volume de vendas. “O avanço no cronograma, especialmente em cidades como São Paulo, deu uma bela reaquecida no mercado. Os resorts são os mais buscados, com quase 60% de representatividade nas vendas no último mês de julho”, ressalta o executivo.
Profissionais do turismo esperam discutir a retomada das viagens durante a 48ª edição da ABAV Expo, um dos maiores eventos de turismo e negócios do país, marcado para acontecer dias 6, 7 e 8 de outubro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com uma proposta multiplataforma, em formato híbrido – físico e digital. Na última edição, antes da pandemia, o evento chegou a reunir mais de 2 mil marcas expositoras, 34% de tomadores de decisão do setor, mais de 700 jornalistas e influenciadores, e cerca de 5 mil pessoas. (Especial para O Hoje)

Veja Também