Governo de Goiás quer diminuir em 30% consumo de energia

O Governo Estadual publicou nesta quinta-feira (09/09), no Diário Oficial do Estado, um decreto que visa reduzir em até 30% o consumo

Postado em: 09-09-2021 às 09h16
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo de Goiás quer diminuir em 30% consumo de energia
Decreto recomenda racionamento de eletricidade em órgãos públicos a partir deste mês até abril de 2022 | Foto: reprodução

O Governo Estadual publicou nesta quinta-feira (09/09), no Diário Oficial do Estado, um decreto que visa reduzir em até 30% o consumo de energia elétrica nos órgãos da administração pública de Goiás.

Dentre as recomendações, estão alternativas para melhor uso de equipamentos, como sistemas de ar-condicionado, iluminação, computadores, geladeiras, elevadores e bebedouros.

A medida foi uma determinação do próprio governador Ronaldo Caiado (DEM), após agravamento da crise hídrica no País. “Se é uma casa pública, e a energia é paga com dinheiro da população, nós temos que dar o exemplo nos momentos de escassez”, ressaltou.

Continua após a publicidade

Prazo

De acordo com o documento, os órgãos públicos deverão buscar reduzir o consumo de energia a partir deste mês até abril de 2022 em, no mínimo, 30% em relação à média de consumo dos mesmos meses no ano de 2019.

Por outro lado, a medida não vale para as unidades e os prédios da Secretaria de Saúde, exceto os que funcionam exclusivamente em caráter administrativo. Para atestar a economia, os departamentos estaduais deverão elaborar um comparativo de consumo de energia entre os meses determinados para validar a efetividade das medidas de redução de consumo.

Já sobre aquisição de equipamentos e serviços, recomenda-se que todos tenham o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Veja Também