Bispo exorcista deixa a igreja para ficar com escritora de romance erótico satanista

Xavier Novell, de 52 anos, teve sua renúncia ao cargo aceita pelo Papa Francisco em 24 de agosto, mas ainda não recebeu a dispensa da promessa de celibato e de obediência

Postado em: 10-09-2021 às 11h00
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Bispo exorcista deixa a igreja para ficar com escritora de romance erótico satanista
Xavier Novell, de 52 anos, teve sua renúncia ao cargo aceita pelo Papa Francisco em 24 de agosto, mas ainda não recebeu a dispensa da promessa de celibato e de obediência. | Imagem: Reprodução

O bispo espanhol Xavier Novell, conhecido por praticar exorcismos e com uma longa carreira na Igreja Católica, apaixonou-se pela psicóloga Silvia Caballol, uma escritora de livros eróticos que tem no repertório um conto satanista. Para viver o romance, o religioso abriu mão do sacerdócio, tendo a renúncia ao cargo aceita pelo Papa Francisco em 24 de agosto. 

Afastado do cargo, Novell ainda precisa solicitar à Santa Sé a dispensa da promessa de celibato e de obediência, um processo que pode levar tempo até ser concluído. Por enquanto, o religioso segue como bispo emérito de Solsona.

Entretanto, ele não esperou receber a dispensa para viver seu romance. No último domingo (05/09), jornais locais espanhóis publicaram as informações a respeito do relacionamento amoroso, afirmando que o religioso já está vivendo com Caballol em Barcelona, menos de um mês depois de deixar o sacerdócio.

Continua após a publicidade

Divorciada e mãe de dois filhos, Silvia Caballol tem 38 anos e é formada em psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona. Entre os livros que publicou estão a Trilogia Amnésia e O inferno na luxúria de Gabriel, em tradução livre do espanhol, ambos obras eróticas.

Já Novell, atualmente com 52 anos, foi o bispo mais jovem da cúria espanhola e seu bispado foi fortemente político, ligado a pautas conservadoras e ao movimento separatista espanhol. Além disso, ele ficou conhecido por proferir falas homofóbicas.

Na contramão de seu histórico de posicionamentos públicos e polêmicos, seu adeus à igreja se deu de forma discreta, e o motivo de sua saída foi revelado em primeira mão pela imprensa espanhola.

Veja Também