Governador Marconi Perillo acompanha Cavalhadas de Jaraguá

“Apoio do governo de Goiás mostra nossa religiosidade para o Brasil”, diz prefeito de Jaraguá

Postado em: 06-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Governador Marconi Perillo acompanha Cavalhadas de Jaraguá
“Apoio do governo de Goiás mostra nossa religiosidade para o Brasil”, diz prefeito de Jaraguá

O município de Jaraguá, distante 120 km de Goiânia, realizou no último domingo (4) a abertura da 236ª edição das Cavalhadas do município. Montado em um cavalo, o governador Marconi Perillo acompanhou parte da comitiva. O governo de Goiás transformou em política pública os investimentos em manifestações culturais, as quais considera “patrimônio imaterial” dos goianos. Além de destinar recursos para o fomento da cultura, o governador faz questão de participar de apresentações tradicionais. 

Acompanhado pelo pai, o senhor Marconi Ferreira, ele recebeu o carinho da população, atendeu todos os pedidos de fotos e selfies, ouviu sugestões e encaminhou demandas.  

Prefeito do município, Zilomar Antonio de Oliveira agradeceu ao governador pelo apoio à festa que, neste ano, completou 236 anos – considerada a maior manifestação popular da cidade. “Estamos muito felizes com o apoio que o Governo de Goiás tem dado, não só para Jaraguá, mas para todas as Cavalhadas do Estado”, disse o prefeito, 

Continua após a publicidade

Segundo Marconi, o Circuito foi criado em 2016 com objetivo de dar incentivo maior do governo do Estado à preservação das Cavalhadas, a quem classificou de “patrimônio goiano”. “O governo estadual dá total apoio às Cavalhadas, um patrimônio imaterial nosso, porque representam a religiosidade do povo goiano, que especialmente em Jaraguá é muito forte”, declarou Marconi em entrevista coletiva.

Cavalhadas em Goiás

No último dia 31 de maio, o governador lançou, no Palácio das Esmeraldas, a edição 2017 do Circuito das Cavalhadas de Goiás. Como forma de incentivar e valorizar as manifestações culturais do Estado, anunciou a criação do Cartão do Cavaleiro, que se destina a ajudar os participantes das Cavalhadas na aquisição dos materiais de confecção das roupas. Para garantir o benefício, o governo de Goiás deve enviar projeto de lei para votação da Assembleia Legislativa.

Treze municípios integram o Circuito das Cavalhadas. Neste ano, 12 estão participando: Posse, Santa Cruz, Jaraguá, Pirenópolis, Palmeiras, Hidrolina, São Francisco, Santa Terezinha, Corumbá, Pilar, Luziânia e Niquelândia.

No sábado (3), o governador Marconi Perillo acompanhou as Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás. “As Cavalhadas representam, talvez, o que temos de mais belo em nosso País em relação à cultura e à tradição religiosa”, disse o governador. (Goiás Agora)

 

Veja Também