Muvuca Festival 2017 agita fim de semana dos goianos

Ocupar os espaços públicos da cidade, transformando-os em lugares de encontro. E nada melhor do que fazer isso com arte. Com essa

Postado em: 10-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Ocupar os espaços públicos da cidade, transformando-os em lugares de encontro. E nada melhor do que fazer isso com arte. Com essa proposta, o Muvuca Festival chega à sua 4ª edição, nestes dias 10 e 11 de junho (sábado e domingo), na Praça das Artes. Shows, discotecagens, oficinas, debates, feira gastronômica – e mais – estão na programação: tudo isso em meio à natureza. As atividades começam às 14h, e a entrada é gratuita. 

O local escolhido é uma das praças mais queridas de Goiânia e o primeiro ponto de cultura independente da cidade, a Praça das Artes, que fica no Setor Sul, ao fundo do antigo Restaurante Macrobiótico, point de artistas, músicos, poetas e quem mais quisesse chegar nas décadas de 1970 e 80. Nomes como Gilberto Gil, Baby Consuelo, Morais Moreira, Sá & Guarabira e Geraldo Azevedo estão na lista dos frequentadores do charmoso espaço na época. 


Continua após a publicidade

Música e diversidade

Do indie aos protestos em rimas do rap, do batuque do samba de coco ao hardcore. A programação do Muvuca se pauta na diversidade de sons e estilos feitos Brasil afora no cenário independente. “Por se tratar de um festival com estilos diferentes, esperamos que o público que vai pra ver uma banda e/ou gênero musical específico se encante e se abra para conhecer outros gêneros”, explica Juliana Pimentel, produtora do evento. “A curadoria do festival foi pensada cuidadosamente para abranger gêneros musicais distintos e que não possuem muito espaço na mídia”, completa. 

Dentre os mais de 20 shows da programação, está o de Paulo Monarco (SP) no sábado, com uma apresentação de pré-lançamento do seu novo trabalho, o álbum Grammelot Tupiniquim Coxiponês. O disco conta com participação de Marcelo Jeneci, Totonho & Os Cabra, Bruno Batista, César Lacerda e outros contemporâneos. 

Os goianos da Chá de Gim, um dos destaques da nova safra de bandas da cidade, também compõem a programação do sábado de festival junto ao grupo de rap Boca Seca, que dá uma prévia do novo CD, Emancipado. Desde 2010 na estrada, o grupo já dividiu os palcos com grandes nomes do rap nacional como Racionais MC’s, MV Bill, Marechal, Facção Central e RZO. 

Stefanini, projeto do músico Rafael Stefanini, leva ao público seu som ‘viajante’ no domingo, que mescla trap e synthpop. Seu primeiro EP rendeu shows de abertura para a dinamarquesa MØ e para os brasileiros Tiago Iorc e Bruna Mendez. Terra Cabula apresenta canções com influências híbridas que vão dos batuques de terreiro ao rock progressivo, promovendo um diálogo entre o funk, o jazz, o rock e o afrobeat. 

Além dos shows, o público pode conferir uma série de manifestações artísticas que também estão na programação do Muvuca Festival 2017, dentre elas, está uma mostra com o Programa do Artesanato Goiano, uma feira literária e a exposição Resíduos de Goiânia em Preto e Branco. Bate-papos sobre economia criativa e literatura convidam todos a pensarem e discutirem juntos. 

E, se no meio disso tudo bater a fome, uma feira gastronômica estará pronta para atender aos diversos gostos. Enquanto não rola show, o Obsoleto Sound System cuida do som com sua discotecagem.


O festival

Muvuca é uma palavra de origem indígena da etnia Krahô. É a mistura de vários grãos e sementes com terra, para reflorestar uma área devastada. O festival faz uma analogia a essa cultura, misturando diversos estilos musicais e manifestações artísticas em um mesmo momento. 

Chegando à sua 4a edição, o Muvuca foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Nessa edição, com a intenção de torná-lo mais democrático, foi aberto um edital para bandas que tivessem interesse em tocar no festival se inscrevessem. Todas foram para votação popular e três foram escolhidas: This Is Perro, Desventuras e Wilany Germano. O festival é realizado pela Muvuca Produções.


SERVIÇO:

Muvuca Festival 2017

Quando: 10 e 11 de junhoa partir das 14h

Onde: Praça das Artes (Rua Dona Maria Joana, Setor Sul – Goiânia)

Entrada franca

Veja Também