Outubro Rosa: saiba quais alimentos auxiliam na prevenção do Câncer de Mama

O brócolis, fonte de sulforafanos, tem ação quimioprotetora, o que faz dele um alimento importante na prevenção e no auxílio durante o tratamento do câncer

Postado em: 02-10-2021 às 10h22
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Outubro Rosa: saiba quais alimentos auxiliam na prevenção do Câncer de Mama
O brócolis, fonte de sulforafanos, tem ação quimioprotetora, o que faz dele um alimento importante na prevenção e no auxílio durante o tratamento do câncer. | Foto: Reprodução

Outubro é o Mês da Conscientização do Câncer de Mama, e especialistas afirmam que ter um estilo de vida e uma alimentação saudáveis é o primeiro passo para prevenir essa e outras doenças. Com cada vez mais incidência nas mulheres, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer no público feminino no Brasil, sendo a mais frequente em quase todas as regiões brasileiras.

De acordo com Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, o pilar para a prevenção do câncer está associado a uma boa alimentação, à prática regular de atividades físicas, ao sono de qualidade e à gestão do estresse. “É importante consumir uma média de 500g de verduras, frutas e legumes todos os dias, para que a nossa alimentação seja baseada em grandes quantidades de fitoquímicos e compostos antioxidantes, que previnem o câncer de mama”, explica. Essa quantidade também pode ser medida em 5 porções ao dia, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Frutas com pigmentos avermelhados, como morango, mirtilo, blueberry, cereja e melancia são algumas indicadas para a prevenção. “Os alimentos fontes das chamadas ‘gorduras boas’, como azeite, abacate, castanhas e peixes também devem fazer parte da dieta regular”, completa. Já os alimentos ultraprocessados, com excesso de sódio, conservantes e gorduras trans, além de bebidas alcoólicas, devem ser evitados ou consumidos apenas esporadicamente.

Continua após a publicidade

Outros alimentos com ação antioxidante e anti-inflamatória, como brócolis, cúrcuma, gengibre, alho e cebola também precisam ser consumidos. “O brócolis possui alguns componentes com ação funcional, como os sulforafanos, que previne contra diversos tipos de câncer, incluindo Câncer de Mama – quando incluído com frequência na rotina alimentar”, explica a nutricionista. 

Um estudo publicado no Journal Cancer Prevention Research, em 2018, mostra uma relação positiva entre o consumo de fontes de sulforafanos durante a gestação e prevenção do Câncer de Mama ao longo da vida, apontando o efeito positivo na epigenética de uma geração para outra. Sendo assim, Renata explica que o brócolis, fonte de sulforafanos, tem ação quimioprotetora, o que faz dele um alimento importante na prevenção e como auxílio durante o tratamento do câncer.

Além disso, o vegetal possui fibras, que ajudam na função intestinal e na saciedade, apresenta boa quantidade de ferro, ajudando na prevenção de anemias, possui cálcio, importante para saúde óssea e muscular, e diversos antioxidantes, que favorecem a saúde de um modo geral.

Sendo assim, a nutricionista selecionou 3 receitas com brócolis, saudáveis e práticas para inserir na rotina como forma de auxiliar na prevenção e manter uma boa dieta alimentar:

Brócolis assado com alho e parmesão

Ingredientes:

1 brócolis cortado em buquês

4 dentes de alho fatiados bem fininhos

4 colheres de sopa de azeite

4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Sal e pimenta moída na hora a gosto

Preparo: tempere os buquês de brócolis com azeite, sal e pimenta. Acomode-os em uma assadeira. Espalhe as fatias de alho e finalize salpicando o parmesão ralado. Leve ao forno por cerca de 40 minutos, a 200°C, ou até que os buquês comecem a ficar macios.

Quinoa com brócolis

Ingredientes:

1 xícara de chá de quinoa em grãos

2 xícaras de chá de água

Sal e pimenta do reino a gosto

1/2 xícara de frango desfiado ou em cubos pequenos

1 punhado de brócolis picado

3 colheres de sopa de cheiro verde

Preparo: aqueça a água e acrescente a quinoa, cozinhando em fogo baixo. Quando a água começar a secar, acrescente os demais ingredientes. Deixe cozinhar em fogo baixo até que tudo fique bem cozido. Se necessário, acerte o sal.

Muffin de brócolis

Ingredientes:

2 ovos

2 xícaras de brócolis cozido e picado

1 xícara de chá de farinha de aveia

Sal a gosto

1 colher de chá de fermento em pó

3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Preparo: misture todos os ingredientes e leve para assar em forminhas de cupcake por cerca de 20 minutos ou até que os bolinhos fiquem dourados.

Veja Também