Pandemia fez crescer a venda de barcos de passeio e produtos de esportes náuticos

Em Goiás, as lojas do segmento comemoram o aumento significativo na procura.

Postado em: 10-10-2021 às 14h34
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Pandemia fez crescer a venda de barcos de passeio e produtos de esportes náuticos
Em Goiás, as lojas do segmento comemoram o aumento significativo na procura | Foto: Reprodução

O mercado de barcos de lazer está aquecido no Brasil. No ano passado, em consequência da pandemia e do isolamento social, a procura por embarcações de pequeno e médio porte cresceu 20%, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos (Acobar).

Segundo estimativas do setor, o Brasil tem atualmente cerca de 900 mil embarcações de passeio em circulação. Além do crescimento na venda de embarcações de passeio, o mercado presencia também um aumento nas vendas de setores como o de prestação de serviços de manutenção e reforma e também o comércio de peças e acessórios.

Em julho deste ano, a Acobar registrou um crescimento de 28% nas vendas de peças e produtos para manutenção, na comparação com o mesmo período do ano passado. Algumas empresas do setor estimam que, caso a demanda se mantenha aquecida, o comércio dos setores pode dobrar de tamanho nos próximos três anos.

Continua após a publicidade

Em Goiás, as lojas do segmento comemoram o aumento significativo na procura. A Gold Náutica, empresa localizada no Parque Industrial João Braz, em Goiânia, estima que as vendas de equipamentos náuticos, lanchas e principalmente jet skis aumentaram de 50% a 70% após o início da pandemia.

“A pandemia modificou drasticamente a forma de lazer das pessoas, e o mundo náutico se mostrou como uma opção muito segura. Rios, lagos e represas começaram a ser muito mais exploradas, principalmente no meio familiar. A demanda por jet skis, lanchas, acessórios náuticos aumentou muito”, afirma Lucas Albernaz, diretor de marketing da empresa.

Busca por lagos e esportes náuticos

A demanda aquecida por embarcações de passeio tem se refletido também na popularização de lagos para a prática de esportes náuticos ou a realização de passeios. Um dos mais buscados atualmente é o Lago Corumbá IV, que se destaca pela localização privilegiada, próximo a Brasília, Anápolis e Goiânia, e tem recebido diversos empreendimentos que investem em estruturas para facilitar a navegação.

O Lago atraiu a atenção do velejador bicampeão olímpico Torben Grael seu sócio Klaus “Cacau” Peters, que vão implantar uma marina guarda-barcos no Escarpas Eco Parque, condomínio ecológico localizado em Abadiânia. Para Klaus, a pandemia despertou o interesse de muitas pessoas na navegação, que se tornou uma alternativa de lazer viável mesmo durante o isolamento social.

“No mundo inteiro a pandemia fez as pessoas preferirem atividades ao ar livre, e a náutica atende plenamente às recomendações para conter o contágio: ambiente arejado, grupos restritos e controlados. Além disso, a restrição a viagens de avião fez as pessoas optarem por alternativas de lazer mais próximas da residência”, analisa Klaus.

A expectativa dos sócios é de que o Escarpas receba um modelo completo de marina para águas interiores, como são conhecidos os mares completamente fechados, lagos e rios. No caso do Lago Corumbá IV, a infraestrutura oferecerá guarda-barcos, preparação de embarcações e manutenção, além de contar com mall e outros serviços ligados à navegação.

Veja Também