Pirata: Jão dilui sofrimento em batidas eletrônicas com músicas de seu novo álbum

Em seu terceiro álbum de estúdio, Jão se aventura harmonicamente além de trabalhar mais na questão visual do projeto

Postado em: 24-10-2021 às 16h25
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Pirata: Jão dilui sofrimento em batidas eletrônicas com músicas de seu novo álbum
Em seu terceiro álbum de estúdio, Jão se aventura harmonicamente além de trabalhar mais na questão visual do projeto | Foto: Reprodução

O cantor paulista Jão lançou seu terceiro álbum de estúdio, ‘Pirata’, nesta terça-feira (19/10) e surpreendeu os fãs ao trazer uma experiência totalmente diferente dos projetos anteriores. A nova produção veio com mudanças sonoras, contando com batidas eletrônicas, mas mantendo o repertório de contar histórias de amor vivenciadas pelo cantor. Além disso, as músicas lançadas apareceram em destaque na atualização de músicas mais ouvidas no Spotify Brasil.

A nova coletânea do cantor apresenta diferença em relação às anteriores por, em Piratas, Jão apresentar letras mais maduras e músicas agitadas. O paulista postou no Twitter uma carta aos fãs explicando o intuito e de onde surgiu a ideia do novo projeto, que é um sucesso pelo Brasil.

“A essa altura, vocês já devem saber o que eu estou fazendo aqui. Meu novo álbum está pronto. Há um tempo, terminei um relacionamento que me construiu de muitas maneiras. Parecia horrível, foi, mas continuei acordando todos os dias seguintes. Nesse tempo, vivi muitas coisas diferentes: bebi mais do que deveria, fiquei com pessoas que não queria e tomei uma série de decisões que não foram necessariamente saudáveis, mas fizeram com que eu me sentisse meu de novo. Naturalmente, então, meu novo álbum é sobre a liberdade”, relata Jão logo no início da carta.

Continua após a publicidade

No novo repertório, o Jão se aventurou harmonicamente, com uma pegada mais eufórica, como disse o próprio cantor. Além disso, ele ainda relata não saber se está perdido ou livre, sentindo que em alguns momentos durante a produção foi hipócrita. “Ele [Piratas] tem músicas muito eufóricas e barulhentas, que eu escrevi nos dias que estava me sentindo elétrico, bonito, conhecendo gente e me apaixonando. Mas em algum momento, ele foi ficando um pouco hipócrita. Porque toda liberdade tem um preço: deixar pra trás coisas que você ama, mas que já não são mais suas. E isso fez com que eu me sentisse muito sozinho em alguns momentos desses últimos dois anos. Estar livre e estar perdido são coisas muito parecidas, no fim. Sinceramente, ainda estou descobrindo sobre qual delas eu canto”.

O novo projeto contém 11 faixas, entretanto, durante o lançamento prévio, Jão lançou uma música que teve que ficar de fora do álbum. A música “Amor Pirata” foi a escolhida para não entrar na coletânea e deixou os fãs confusos.

Segundo o paulista, ele escreveu as músicas ‘Coringa’ e ‘Amor Pirata’ no mesmo processo, mas que não planejava que a segunda fosse trabalhada em algum momento, mas que lançou para que, juntamente com ‘Coringa’, houvesse uma música como “presente”. A Splash, o cantor explicou o motivo de a música não ter entrado no projeto. “Escrevi ‘Coringa’ e ‘Amor Pirata’ no mesmo processo do álbum e não planejava que ‘Amor Pirata’ fosse trabalhada em algum momento. Quando fui lançar ‘Coringa’, quis lançar uma música como um presente, um lado para que as pessoas se alimentassem do que eu estava fazendo. Mas eu gosto de álbuns curtinhos, sempre que fazemos [pensamos] ‘o que daqui está contando a história mais de uma vez?’, ‘o que tá sobrando?’. Sempre corto coisas e 10 é um número bom, até acabei exagerando e colocando 11. ‘Amor Pirata’ naufragou”.

Antes do lançamento de Pirata, o cantor decidiu mostrar o novo álbum em primeira mão aos fãs, por meio de uma audição especial que aconteceu no último domingo (17/10), no Teatro Bradesco, em São Paulo. A entrada era gratuita mas sujeito a lotação e para participar era necessário apresentar o cartão de vacinação e usar máscara de proteção dentro do local.

Sucesso no Spotify

O resultado satisfatório fez com que Jão fosse às redes sociais para agradecer a repercussão e perceber que sua nova fase no mundo musical está agradando aos internautas. “Muito obrigadoooo! Deixaram um pirata feliz :)”, disse pelo Twitter.

O saldo positivo aponta que todas as 11 faixas estão no Top 60 do Spotify Brasil, e oito delas estão no Top 50. A música mais ouvida de ‘Piratas’ foi “Idiota”, ocupando o 18º lugar, uma música que retrata sofrimento em decorrência de um amor mal resolvido. A faixa “Não Te Amo”, que ocupa o 20º lugar, é música de trabalho e a segunda mais ouvida, com pouca diferença em relação a primeira. Assim, as duas são as melhores estreias de Jão na plataforma.

Recomeço

Segundo Jão, o novo álbum é um recomeço. Na carta, ele afirma que todo mundo merece um recomeço e que o dele é o projeto e confirma que, de fato, todas as músicas são autorais e sobre sua vida.

“Se você espera um álbum de superação, talvez eu te decepcione. É um álbum sobre recomeços. Todo mundo merece um, e PIRATA, meu novo disco, é o meu. Por ser sobre a minha vida, ele fala de amor, sexto, descobertas e despedidas. E é também sobre todos os meninos e meninas que eu já amei”, disse.

Ao final do texto, o cantor faz uma breve dedicatória aos fãs, além de demonstrar apoio. “PIRATA é minha nova casa e espero que seja a sua também – um oceano pra quem precisa fugir e uma âncora para quem quer se encontrar. Quando todo mundo estiver perdido, é a lembrança de que a gente sempre vai ter um lugar seguro, aqui, juntos. E na hora certa, espero que você mergulhe. Do seu menino do interior, Jão”, finaliza.

Além disso, ele afirma que, apesar das letras majoritariamente sobre sofrimentos sofridos, o que fica, após a experiência de escutar Piratas, é um sentimento bom e contou, ao Splash, quais são as faixas que mais se sente livre. “Meu último disco termina de forma densa e, nesse, o que fica é um sentimento bom. Mas as faixas que me sinto mais livres são ‘Clarão’ e ‘Meninos e Meninas’, que é uma faixa bibliográfica e uma memória da minha época de faculdade. ‘Olhos Vermelhos’ também, apesar de ela ser uma conversa comigo mesmo e ter esse sentimento muito dúbio de se perder e liberdade. Acho libertadora. Me sinto mais perdido talvez em ‘Não Te Amo’, é a mais delírio”.

Projeto visual

A Splash, Jão revela que o projeto terá um apelo visual, diferente dos anteriores. Segundo o cantor, já tem clipe gravado e que o álbum anterior, Anti-Herói foi muito simples se avaliada a questão visual. “Tenho clipe gravado, já pronto — fora o trailer que soltei ontem que amei fazer. Estou há muito tempo sem lançar discos e meu último [‘Anti-Herói’] foi muito simples na questão visual. É algo que dá muito trabalho e na hora sempre me arrependo de estar fazendo, mas o resultado pronto sempre é incrível. Quero explorar bastante as músicas individualmente, dar uma cara para elas”.

Até o momento apenas os clipes de ‘Coringa’ e ‘Não Te Amo’ foram lançados, sendo que o primeiro há sete meses, no dia 25 de fevereiro, quando lançou o single, e o segundo na última quarta-feira (20/10). Além dos clipes musicais, o cantor também lançou um trailer na última segunda-feira (18/10) como prévia para os fãs. Confira o trailer abaixo.

Turnê Pirata

Após o lançamento de sucesso, Jão já preparou os fãs para uma turnê. As datas e locais foram divulgadas nos perfis oficiais do cantor na última quinta-feira (21/10). Por enquanto, nove locais foram confirmados. As vendas de ingressos já começaram e podem ser comprados pelo site https://www.sitedojao.com/.

Jão passará com a turnê por Goiânia no dia 06 de maio de 2022, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Veja Também