Principais dúvidas sobre tipos de massagens

Há massagens voltadas para diversos fins: redução de medidas e alívio de dores são algumas delas

Postado em: 04-07-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Principais dúvidas sobre tipos de massagens
Há massagens voltadas para diversos fins: redução de medidas e alívio de dores são algumas delas

Bruna Policena

A técnica de massagem é uma troca de energias em que, por meio de métodos de deslizamento, fricção e amassamento, são trabalhados o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético, causando a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental. Seus benefícios são percebidos ainda durante a massagem, e quando a pessoa cria o hábito de receber uma massagem, pelo menos uma vez por semana, é possível evidenciar todos os benefícios que este tipo de tratamento traz para a saúde – dependendo do tipo de massagem escolhida. 

Alguns dos principais benefícios alcançados pelos diferentes tipos de massagens são: controle do estresse, diminuição da ansiedade, alívio da tensão e dores musculares, melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune, diminuição da pressão arterial no caso de pacientes hipertensos, alívio das dores de cabeça, diminuição do cansaço, estimulação e equilíbrio do sistema intestinal, eliminação de toxinas e resíduos metabólicos e diminuição das insônias.

Continua após a publicidade

Há massagens voltadas para os mais diversos fins: relaxamento, redução de medidas, alívio de dores, correção postural, melhora das funções do organismo e muitos outros. A relaxante, a modeladora e a drenagem linfática têm indicações diferentes –  de acordo com as necessidades de cada pessoa. Para esclarecer as principais dúvidas sobre esses procedimentos, a esteticista Bianca Rosseto, que atende pelo aplicativo Singu, que conecta clientes a profissionais de beleza e bem-estar para serviços delivery, reuniu algumas dúvidas. Confira.


Em quais casos são indicados cada tipo de massagem?

A massagem relaxante é indicada para aliviar tensão e dores musculares – além de aliviar o estresse. A modeladora é feita com movimentos fortes que atingem as camadas mais profundas da pele e diminuem a gordura localizada. Já a drenagem linfática reduz a retenção de líquido e melhora o sistema imunológico e o humor.


Quais partes do corpo podem ser trabalhadas na massagem modeladora? 

A massagem modeladora pode trabalhar braços, abdômen, flancos, culotes, posterior e interior de coxa, bumbum e, em alguns casos, a panturrilha.


É normal sentir dor e ficar com hematomas após a massagem modeladora? 

Por ser uma massagem com a pressão da mão mais intensa, é normal sentir dores durante o procedimento. A remoção da gordura localizada é dolorida, mas não deve haver a presença de edemas ou dores ao término da massagem.


O uso de aparelhos garante melhores resultados? 

No caso da drenagem, o uso do aparelho de ultrassom impacta muito no resultado. Inclusive, se a drenagem for feita no pós-operatório, o ultrassom se torna indispensável. No caso da massagem modeladora, muitos aparelhos podem ser usados como auxiliadores antes dos movimentos manuais e podem intensificar os resultados.


Qual o intervalo mínimo que deve ser mantido entre as massagens?

A massagem modeladora e relaxante pode ser feita duas vezes na semana; já a drenagem linfática pode ser feita até três vezes nesse mesmo período.

Os cremes ajudam nos resultados?

Sim. No caso da drenagem linfática e da massagem relaxante, o ideal é usar um creme neutro ou óleo. Para a modeladora,  existem vários tipos de cremes auxiliadores, como o termogênico, com ativos de cafeína e centelha asiática, que melhora a circulação local. Além desses, o uso da crioterapia (tratamento que consiste em submeter áreas do corpo a baixas temperaturas) é um ótimo auxiliar após as manobras manuais da massagem modeladora.

 

Veja Também