Internet 5G: conheça 5 características da tecnologia que mudarão para sempre o seu cotidiano

A expectativa é que o 5G revolucione nosso cotidiano, proporcionando uma internet 20 vezes mais rápida.

Postado em: 07-11-2021 às 10h30
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Internet 5G: conheça 5 características da tecnologia que mudarão para sempre o seu cotidiano
A expectativa é que o 5G revolucione nosso cotidiano, proporcionando uma internet 20 vezes mais rápida | Foto: Reprodução

O leilão do 5G aconteceu nesta quinta-feira (4/11) na sede da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Esta foi a primeira de muitas etapas para a chegada da tecnologia de internet rápida no país. A previsão é de que ela chegue aos consumidores na metade de 2022.

A expectativa com o 5G é de que ele mude o nosso cotidiano, proporcionando um aumento de serviços públicos ou privados através de uma internet 20 vezes mais rápida.

Mas como de fato a nova estrutura, que promete velocidade de conexão até 10 vezes mais rápida, pode impactar nossas vidas?

Continua após a publicidade

  1. Democratização do acesso à internet

As expectativas são que o acesso à internet com o avanço do 5G seja menos excludente. Ainda hoje, 28% dos domicílios brasileiros não têm acesso à internet (fixa ou móvel), o que representa 20 milhões de famílias, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019.

 2. Streaming e filmes

O consumo de filmes e séries por meio de plataforma de streaming já faz parte do cotidiano de muitas pessoas. A alta velocidade do 5G irá permitir mais qualidade de transmissão e menos problemas com travamentos durante a exibição dos conteúdos pela internet.

Os consumidores poderão fazer streaming de vídeos em 4K, tecnologia de ultra definição de imagens, em qualquer lugar do mundo, o que significa que não será mais necessário baixar arquivos para acompanhar filmes. O acesso às plataformas como Netflix, Amazon Prime, Disney+, HBO Max e UOL Play, por exemplo, estará disponível a qualquer momento a uma velocidade rápida de transmissão.

3. Jogos e smartphones

Fabricantes de consoles (videogames) e computadores voltados para o público gamer terão de aprofundar seus produtos para atender a demanda dos consumidores. Isso porque a tecnologia de quinta geração deve permitir que os gamers joguem em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, destaca o professor da USP.

Além disso, muitas pessoas já são atraídas atualmente por jogos exclusivos para celulares. O 5G deve fazer com que as fabricantes prestem ainda mais atenção nesses consumidores, avalia Souza.

4. Automóveis e compras

A relação dos consumidores com os automóveis também pode mudar porque a conexão mais rápida e abrangente pode transformar os carros em uma grande plataforma de aplicativos. Sem contar a capacidade dos veículos se deslocarem sem a necessidade pessoas humanas no volante. O acesso à estabilidade da rede facilitará a vida dos sistemas de inteligência artificial que dependem disso para ter respostas autônomas.

5. Lives e comércio online

As lives de shows, peças teatrais e outras formas de entretenimento devem se tornar cada vez mais comuns com a chegada do 5G. Aproveitando esse sucesso, empresas começaram a usar mais os eventos de transmissão ao vivo para vender produtos, na chamada live commerce. Muitos deles contaram com um aliado tecnológico para isso: o QR Code, uma evolução do código de barras.

A tendência com a disseminação do 5G é que essa combinação se integre mais no cenário de consumo. O investimento nesse tipo de ação será parte da estratégia de mercado.

Veja Também