Estudo mostra que 54% dos diabéticos desconhecem os riscos de cegueira da doença

A retinopatia diabética pode acometer pacientes que não controlam os níveis de glicemia em seu corpo, o que pode levar a cegueira.

Postado em: 12-11-2021 às 10h53
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudo mostra que 54% dos diabéticos desconhecem os riscos de cegueira da doença
A retinopatia diabética pode acometer pacientes que não controlam os níveis de glicemia em seu corpo, o que pode levar a cegueira | Foto: Divulgação.

O próximo domingo, 14 de novembro, será marcado pelo Dia Mundial do Diabetes. Um estudo realizado pelo Ibope, encomendado pela Bayer, mostra que 54% dos pacientes diabéticos nunca ouviram falar da retinopatia diabética, complicação da doença que pode causar sérios danos na visão. A condição é a principal causa da cegueira irreversível em pessoas entre 20 e 74 anos.

A retinopatia diabética pode acometer pacientes que não controlam os níveis de glicemia em seu corpo, como alerta o oftalmologista do CBV Hospital de Olhos, Douglas Pigosso. “Muitas vezes o paciente já nos procura quando a doença está avançada. Em casos mais graves, os danos à retina podem levar à cegueira em cinco anos. Por isso, é importante o paciente fazer avaliação médica regularmente e também manter uma rotina saudável, além do controle da glicemia”, explica o oftalmologista.

As altas taxas de açúcar são prejudiciais para dos diabéticos. Entre os sintomas da retinopatia listados pelo médico, estão: visão embaçada, borrões e dificuldade de distinguir cores. “A retinopatia é formada por lesões que causam danos na retina do olho e possui vários graus, sendo a proliferativa o estágio mais grave. Nesse caso, é irreversível”, afirma o médico.

Continua após a publicidade

Douglas também ressalta a importância do acompanhamento médico. “Os pacientes com diabetes precisam fazer consultas regularmente com o oftalmologista para que a retinopatia seja descoberta antes da perda da visão, pois, infelizmente, quando não tratada é uma das piores cegueiras que existem”, alerta o especialista em retina.

Veja Também