Não seremos capazes de te esquecer: Marília Mendonça

Uma semana que Marília Mendonça virou saudade dentro da casa dos brasileiros

Postado em: 14-11-2021 às 10h35
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Não seremos capazes de te esquecer: Marília Mendonça
Uma semana que Marília Mendonça virou saudade dentro da casa dos brasileiros | Foto: reprodução

Desde 2020 o mundo sentiu na pele como a vida pode ser frágil, diante de uma pandemia que destruiu milhares de famílias e deixou marcas. Com várias mortes sendo causadas por um vírus, esquecemos por vezes que a vida por si só é frágil. Na última sexta-feira (05/11), a grande cantora brasileira, Marília Mendonça, evidenciou isso mais uma vez, fazendo um país inteiro sofrer por sua perda.

Marília Mendonça era uma cantora que, mesmo para aqueles que não a conheciam, se fazia próxima de todos. Ela estava presente em diversas situações da vida do admirador do sertanejo, e mesmo quem não tem o estilo musical como preferência admirava a voz mais ouvida e talvez mais potente do país. Nos churrascos de família, Marília Mendonça era a trilha sonora perfeita, em um término de relacionamento nem se fala.

Além disso, ela achou um espaço jamais visto antes, revolucionando a música brasileira, como diria Caetano Veloso na música “Sem Samba Não Dá”, Marília se apossou do título de “Maravília Mendonça”. O mundo sertanejo ainda hoje é predominantemente masculino, mas Marília encontrou um espaço e o dividiu com milhares de mulheres cantoras. Dessa forma, mesmo após a morte fez história, fazendo com que o The New York Times citasse pela primeira vez o movimento feminejo.

Continua após a publicidade

Todos que tiveram o privilégio de ter um momento se quer ao lado da rainha da sofrência deixam claro a humildade, companheirismo, amor pelo trabalho e empatia que a cantora representa. Sobretudo, era possível enxergar, mesmo sem conhecê-la, o lado humano de Marília. A grande mulher, mãe, filha e amiga que ela foi em 26 anos de uma linda trajetória.

Desde o primeiro sucesso, o carisma de Mendonça ganhou o Brasil, a voz nem se fala. Uma voz característica, singular, impossível passar despercebida. As músicas, eternizadas, são facilmente percebidas e onde tocam criam um coro de vozes cantando na mesma sintonia. Além dos palcos, com certeza Marília conquistou o coração do Brasil.

No projeto Todos Os Cantos, Marília contava que o objetivo era dar a oportunidade aos fãs, que não tinham condições de ir aos shows, pudessem ver um show da cantora gratuitamente. A rainha da sofrência aparecia de surpresa nas capitais brasileiras e gravava as músicas.

No início da pandemia, com o movimento de lives pelo YouTube, com a finalidade de arrecadar fundos para auxiliar em um momento tão difícil, Marília levou alegria para a casa dos brasileiros com suas músicas. Dentro de casa, a cantora possibilitou a experiência de beber uma cerveja e sofrer por um coração partido, sempre lembrando da superação, que é marca registrada da sofrência.

O reconhecimento conquistado por mérito da cantora e sua equipe permanece no coração do brasileiro que, hoje, precisa lutar para superar um coração partido que não foi causado por uma desilusão amorosa, e sim, por não ter o privilégio de assistir mais uma vez a um show ao vivo ou ter o prazer de perguntar a um amigo se ele ouviu o lançamento mais recente da Marília Mendonça.

Marília deixou no mercado musical uma lacuna que jamais será preenchida, a voz que representava o Brasil da forma mais pura. Apesar da dor, o país inteiro agradece por ela ter feito parte de momentos difíceis que, inevitavelmente, fazem parte da vida de qualquer pessoa. Sabe lá no céu aquela estrelinha da música que a cantora gravou com Di Paulo e Paulino? Agora ela recebe o nome de Marília Dias Mendonça.

Veja Também