OMS aponta crescimento de casos de miopia na população; especialistas alertam para cuidados

Pandemia contribuiu para aumento do número de casos em crianças e adolescentes.

Postado em: 20-11-2021 às 15h29
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: OMS aponta crescimento de casos de miopia na população; especialistas alertam para cuidados
Pandemia contribuiu para aumento do número de casos em crianças e adolescentes. | Foto: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta a sociedade, pois a miopia é considerada uma das maiores epidemias do século XXI. Segundo a American Academy of Ophthalmology, se nada for feito para barrar o aumento dos casos, 50% da população mundial terá a doença até 2050. Estudos apontam que a pandemia de Covid-19 impactou na alta de casos. De dez médicos entrevistados em um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), sete identificaram aumento de miopia em crianças durante o período. 

Um dos fatores que têm influenciado no crescimento de casos é que as telas (celular, TV e computador) tornaram-se melhores amigas das crianças nos últimos anos, principalmente durante o distanciamento social.  As últimas gerações têm passado horas e horas na frente de um eletrônico. Sinônimo de diversão e passatempo, 65% das crianças em isolamento social se mostram viciadas em dispositivos, indica estudo realizado em Jaipur, na Índia. 

O novo hábito alerta sobre os riscos à saúde dos pequenos, como a incidência da Síndrome Visual do Computador, causada pelo esforço muscular de “olhar de perto”. “Essa síndrome ocasiona a miopia, fenômeno causado pelo uso excessivo da visão de perto. E na pandemia, intensificou por falta da exposição à luz natural e diminuição da circulação de ar livre”, comentou a oftalmologista pediátrica, Karla Delalibera.

Continua após a publicidade

O dado que foi divulgado pela revista Lancet, analisou jovens com idade entre 5 e 18 anos, e a médica alerta para o controle do pais sobre o uso moderado das telas. “É importante ressaltar que nos próximos anos esses números podem ser ainda maiores, já que os pequenos são induzidos ao uso de dispositivos eletrônicos desde muito novos”, ressalta a médica.

“Os pais precisam controlar o tempo exposto em dispositivos eletrônicos. Além disso, é importante visitar o oftalmologista para acompanhamento pelo menos uma vez ao ano para evitar futuros problemas”, orienta Delalibera

A preocupação é devido ao período de desenvolvimento da visão das crianças. A longo prazo podem surgir problemas oftalmológicos mais graves, inclusive quando adultos. Entre eles, glaucoma e até descolamento de retina. “Quando os pequenos focam nas telas a uma distância curta e por muito tempo, o globo ocular é estimulado e as informações recebidas com a luminosidade trazem consequências”, explica a especialista.

Outro fator alarmante é que o problema de saúde, se não tratado, pode atrapalhar as crianças na vida escolar. A pesquisa do Instituto Penido Burnier constatou que, após os alunos usarem óculos por um ano, os professores observaram melhora no rendimento escolar de 50%, a concentração de 57% também teve crescimento e 38,2% ficaram menos agitados.

Veja Também