Paciente irá receber uma prótese de ocular impressa em 3D pela primeira vez na história

Postado em: 25-11-2021 às 15h49
Por: Almeida Mariano
Tecnologia traz uma aparência mais realista e pode reduzir as filas de espera em hospitais | Foto: Ilustrativa

Um homem, de 40 anos, paciente do hospital de oftalmologia Moorfields Eye, em Londres, será a primeira pessoa da história a receber um olho criado em uma impressora 3D. de acordo com os médicos, a aparência da prótese será mais realista do que o tradicional olho de acrílico.

A inovação, além de permitir próteses mais realistas, também deve reduzir pela metade o tempo de adaptação dos pacientes às próteses, passando de seis a três semanas. Ao contrário das próteses tradicionais, que demoram cerca de três semanas para serem fabricadas, a tecnologia 3D reduz o período de fabricação para duas semanas.

 “Preciso de uma prótese ocular desde que tenho 20 anos e sempre me senti inseguro em relação a isso…Quando saio de casa costumo olhar no espelho e nunca gosto do que vejo… Estes novos olhos têm uma aparência fantástica e, sendo criados com tecnologia de impressão 3D, ficarão cada vez melhores”, disse Steve Varze, paciente que receberá a prótese.

Por ser visto como uma forma de reduzir as filas de espera nos hospitais, a ideia do uso de impressoras 3D para construir próteses de partes do corpo humano já vem sendo explorada. Neste ano, cientistas da Universidade de Swansea, no País de Gales, também tentaram imprimir em três dimensões uma prótese de orelha para dar a uma menina de dez anos.

Compartilhe: