Reale Jr. leva pedido de impeachment contra Bolsonaro nesta quarta-feira (8) na Câmara

Jurista Miguel Reale Jr. em CPI que culminou no impeachment de Dilma Rousseff

Postado em: 08-12-2021 às 13h54
Por: Fernanda Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Reale Jr. leva pedido de impeachment contra Bolsonaro nesta quarta-feira (8) na Câmara
Jurista Miguel Reale Jr. em CPI que culminou no impeachment de Dilma Rousseff | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ex-ministro da Justiça Miguel Reale Jr. levará, nesta quarta-feira (08/12), à Câmara dos Deputados, o pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro por crimes apontados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. O documento faz parte de um parecer elaborado por um grupo de juristas e irá se unir a outros 130 pedidos de impeachment de Bolsonaro protocolados na Casa, já que tanto Arthur Lira (PP-AL) quanto seu antecessor, Rodrigo Maia (Sem partido – RJ), decidiram por engavetar a maioria.

Para Reale Jr. à Folha de S. Paulo, era impossível “não formular o pedido” de impeachment. Quanto à possibilidade de este também ser colocado na gaveta como os demais, o jurista afirma que “cada um compõe a sua história”. “Nós compomos a nossa agindo de acordo com a nossa consciência. O [Arthur] Lira comporá a história dele agindo ou se omitindo”, afirmou.

Vale ressaltar que o ex-ministro da Justiça também foi um dos autores do processo que destituiu Dilma Rousseff em 2016. Entre os juristas que assinam a petição, estão José Carlos Dias, Belisário dos Santos Júnior, Walter Maierovitch, Floriano de Azevedo Marques, José Rogério Cruz e Tucci, Miguel Jorge, Aloyso Lacerda Medeiros, Clito Fornaciari Júnior e Mario Barros García.

Veja Também