Entenda por que DiCaprio considera seu novo filme um ‘presente único’ contra a mudança climática

O ator e ativista ambiental disse que estava querendo fazer um filme sobre a mudança climática há algum tempo, mas que encontrar a abordagem certa se mostrava difícil até agora; "Não Olhe Para Cima" estreia no dia 24 de dezembro

Postado em: 08-12-2021 às 15h10
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda por que DiCaprio considera seu novo filme um ‘presente único’ contra a mudança climática
O ator e ativista ambiental disse que estava querendo fazer um filme sobre a mudança climática há algum tempo, mas que encontrar a abordagem certa se mostrava difícil até agora; "Não Olhe Para Cima" estreia no dia 24 de dezembro. | Foto: Reprodução

O ator Leonardo DiCaprio disse considerar seu novo filme, “Don’t Look Up”, ou “Não Olhe Para Cima” no Brasil, um presente para a luta contra a mudança climática. A produção, dirigida por Adam McKay, estreia na Netflix ainda este ano, no dia 24 de dezembro, e conta com um elenco de peso, incluindo nomes como Jennifer Lawrence, Cate Blanchett, Meryl Streep, Timothée Chalamet e Jonah Hill, para mencionar alguns.

A partir de uma visão satírica de como a mídia e os políticos tratam as questões do clima, o filme busca mostrar os perigos da mudança climática e, ao mesmo tempo, fazer as pessoas rirem. “Acho que todos nós o vimos como um presente incrivelmente único”, disse DiCaprio, um dos maiores ativistas ambientais de Hollywood.

“Estávamos querendo transmitir a mensagem sobre a crise do clima e Adam (McKay) realmente resolveu a charada ao criar esta narrativa”, completou.

Continua após a publicidade

A trama mostra dois astrônomos medíocres (DiCaprio e Lawrence) que descobrem que em poucos meses um meteorito destruirá o planeta Terra. A partir de então, eles tentam alertar a humanidade sobre o risco iminente, mas enfrentam como empecilho um mundo que não parece se importar com a destruição do planeta, prevista para acontecer em seis meses.

DiCaprio conta que foi atraído por “Don’t Look Up” porque queria apoiar cientistas. “Eu queria tirar o chapéu para as pessoas que dedicam as suas vidas a esse problema, que sabem do que estão falando, e tentar dar a eles um pouco de voz”, disse.

Segundo o ator, o desejo de fazer um filme sobre a mudança climática já existia há algum tempo, mas encontrar a abordagem certa se mostrava difícil até agora. “Ou você faz uma jornada existencial através da vida de uma pessoa, ou faz um filme-catástrofe em que Nova York congela”, explicou.

O diretor Adam McKay disse que, embora as pessoas possam ver o filme como uma forma de tomar posicionamento político, “o grande truque é que nós queremos te fazer rir”. “Em sua raiz, é uma comédia”, disse ele.

No filme, Streep interpreta uma presidente norte-americana egoísta e Hill vive seu filho e assessor-chefe bajulador. Blanchett e Tyler Perry encarnam âncoras de televisão entusiasmados, Chalamet é um adolescente que desistiu da escola e Mark Rylance vive um bilionário de tecnologia bizarro preocupado com seus interesses.

Veja Também