Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Burnout: conheça a síndrome que vem se tornando presente na rotina exaustiva do trabalhador

Segundo a International Stress Management Association, 33 milhões de brasileiros sofrem com a síndrome de Burnout

Postado em: 19-12-2021 às 14h00
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Burnout: conheça a síndrome que vem se tornando presente na rotina exaustiva do trabalhador
Segundo a International Stress Management Association, 33 milhões de brasileiros sofrem com a síndrome de Burnout | Foto: reprodução/internet

Nos últimos meses, o meme ‘Final de ano chegando e com ele o burnoutinho’ viralizou nas redes sociais. Inserido no dia a dia de muitos, a síndrome de Burnout, também conhecida como esgotamento profissional, é um estado de estresse extremo e crônico, gerado por uma sobrecarga e/ou excesso de trabalho.

O termo em inglês burnout, traduzido livremente, significa queimar algo até o fim, por isso, quem sofre com a síndrome perde todas as suas energias físicas e emocionais por conta de uma rotina, seja profissional ou não, desgastante.

É comum hoje em dia, pessoas trabalharem além do horário de trabalho, se alimentarem mal e sentirem dores de cabeça constantes devido ao grande esforço físico exigido por essas atividades. São nestas horas que a mente e o corpo começam a mostrar sinais de cansaço e desgaste.

Continua após a publicidade

A psicóloga Thaiana Brotto diz que a síndrome de Burnout atinge muitas áreas da vida, mas as principais queixas que as pessoas diagnosticadas apresentam são: dificuldade de adequear a sua vida à rotina e mudança drástica de humor, principalmente no relacionamento com os amigos e com a família. Todos os sintomas listados fazem com que a pessoa sinta que não está tendo o melhor rendimento, mesmo se esforçando. Com isso, a insatisfação tranforma-se em um efeito dominó, gerando ansiedade, inquietação, estresse e, em casos graves, depressão.

O estresse constante é uma das principais causas da síndrome de Burnout, mas a linha entre sensação comum e transtorno psicológico pode ser tênue. Diferente do estresse, o Burnout deixa a pessoa incapacitada como por exemplo levantar da cama torna-se um desafio quase que impossível. O cansaço mental surge nesse momento fazendo com que a memória e o bem-estar da pessoa sejam afetados.

É importante perceber quando o estresse passa dos limites, por isso é necessário notar a durabilidade dos sintomas. Uma pessoa que não quis ser identificada diz que, quando está estressada e irritada com o trabalho, ela quer se isolar de todos e chorar.

Como evitar o Burnout

Caso você ainda não tenha sofrido da síndrome que está afetando grande parte da população, é possível barrar antes que haja um colapso mental. Dormir bem e dedicar-se um tempo para fazer alguma atividade relaxante como skincare, andar em um parque, brincar com o pet, meditar ou algo que te desligue do trabalho faz com que a mente relaxe, volte a realidade e evite o burnout.

Se você percebe que já chegou no colapso e se encaixa nas pessoas que estão esgotadas fisicamente e mentalmente, não deixe os seus problemas e esses sinais em segundo plano. Procure um apoio emocional e reconheça o processo do estresse, da inquietação, do cansaço e das dores e aprenda a lidar diariamente com eles.

Veja Também