Saiba como ter uma viagem segura com os pets com a chegada do período de férias

Check-up antes do embarque é muito importante para garantir uma viagem tranquila ao animal.

Postado em: 24-12-2021 às 08h54
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Saiba como ter uma viagem segura com os pets com a chegada do período de férias
Check-up antes do embarque é muito importante para garantir uma viagem tranquila ao animal. | Foto: Reprodução/Internet

Por Elysia Cardoso 

Com as férias e as viagens, os tutores que têm interesse em levar os cães para o passeio devem se atentar ao planejamento. Tal planejamento passa por várias etapas, no caso de uma viagem internacional a escolha do local, verificar se há vacina obrigatória e visto, são algumas das obrigatoriedades.Para os animais de estimação precisam do chamado ‘Passaporte Pet’ e outras documentações para poderem embarcar ao lado do dono. Tudo isso deve ser providenciado com bastante antecedência, caso contrário há chances de o bichinho não poder viajar. 

De acordo com a médica veterinária Jessica Caetano,o check-up antes do embarque é muito importante para garantir uma viagem tranquila ao animal. “O check – up é interessante uma vez que, independente do meio de transporte utilizado, existem regiões do País em que existe alta casuística de algumas doenças, e o animal pode não estar imunizado.Um exemplo é a existênciada Leishmaniose, conhecida popularmente por Calazar,que é uma zoonose de grande relevância social. Logo, é importante que o animal seja avaliado por um médico veterinário antes da viagem e o tutor devidamente orientado sobre os cuidados e prevenção”, aconselha Jessica.

Continua após a publicidade

Outro cuidado para se ter com seu pet em viagens é com a identificação. Ainda que seu pet seja tranquilo, coloque uma coleira com informações para contato. O microchip também pode ter essa funcionalidade. “A aplicação do microchip no período de férias apresenta aumento expressivo se comparado ao restante do ano. O principal motivo é por se tratar de uma exigência imposta para a entrada do pet em muitos países, como países da União Europeia e até mesmo alguns países sul-americanos”, comenta a veterinária sobre a utilização do micro chip. 

Tal dispositivo é um eletrônico minúsculo que contém um conjunto número. Ele funciona como o RG do animal, cada pet possui uma numeração única, ou seja, nenhum deles vai possuir o mesmo número que outro. Para aqueles que ficam inseguros ao submeter o animal ao procedimento, a veterinária garante que ele só trará benefícios. “Sua aplicação é rápida, e o desconforto é semelhante ao da aplicação de uma vacina. Logo, sua importância se deve ao fato de ser um eficaz meio de identificação do animal. Então se o seu animal se perder e alguém o encontrar, através dessa leitura numérica facilmente ele será devolvido a você”, garante a médica. (Especial para O Hoje) 

Dicas para a viagem (BOX)

  • Se a viagem for de carro, é extremamente importante que o animal não fique solto dentro do automóvel. Visando não apenas a segurança do animal, mas do próprio condutor. Além disso, tal ação é passível de multa de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) estando expressamente contido no Código de trânsito brasileiro (CTB).
  • O mais indicado é que o seu pet esteja seguro por um cinto de segurança, próprio para cães, durante a viagem ou ainda, caso você não tenha o acessório, mantenha-o confortavelmente instalado dentro de uma caixa de transporte, e sempre no banco de trás.
  • A cada duas horas, ou antes, se o tempo estiver muito quente ou ainda, dependendo do percurso da viagem,faça paradas na estrada, para que o pet possa realizar suas necessidades fisiológicas básicas.
  • Se a viagem for de avião é importante verificar as regras básicas e exigências de cada companhia aérea para se adequar. 
  • Se o seu pet sofre de ansiedade ou ainda enjoos provocados pelo movimento, é importante consultar o seu veterinário sobre a necessidade e opções terapêuticas para minimizar tais efeitos. 

Veja Também