Dentes Saudáveis – a higiene da boca também precisa fazer parte da rotina de saúde dos pets

Doença periodontal é um dos problemas que podem acometer os bichos. Alimentação pode ajudar a evitar

Postado em: 01-01-2022 às 08h20
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Dentes Saudáveis – a higiene da boca também precisa fazer parte da rotina de saúde dos pets
Doença periodontal é um dos problemas que podem acometer os bichos. Alimentação pode ajudar a evitar | Foto: reprodução

Por Elysia Cardoso

Nem sempre nos atentamos, mas nossos pets possuem algumas características e doenças semelhantes às nossas. Também se parecem conosco em alguns tratamentos e prevenção de enfermidades. Quando se trata dos pets, um importante cúmplice da saúde é escovar os dentes. A veterinária Marilene Jaime, que atende casos de odontologia veterinária,indica que o ideal é que se escove os dentes dos animais diariamente, pelo menos uma vez ao dia. “Não precisa ser em um horário específico, nós costumamos adequar com a rotina do tutor”, explica a especialista.

A alimentação também pode ajudar ou atrapalhar na manutenção dos dentes dos cães e gatos. De acordo com Marilene, alimentá-los apenas com ração é o ideal, porque a maioria possui compostos que ajudam a retardar a adesão da placa dentária. O mesmo pode ser garantido por alguns petiscos para animais como biscoitos e outros. Já um pet, que come qualquer coisa ou a mesma comida que os humanos têm mais chances de ter problemas com a saúde bucal.

Continua após a publicidade

Doença periodontal

O principal problema que pode acometer saúde bucal dos bichinhos é a doença periodontal, que se dá pela adesão de placas bacterianas, que descendem do pará gengiva,então,começam a causar problemas. A doença caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e pela destruição dos tecidos ósseos adjacentes.“Dentre Os Problemas estão mau hálito,verdade alguns dentes, sangramentos, tártaros e outros”, exemplifica.

A melhor forma de prevenir a doença periodontal é através da escovação dentária. O simples ato de escovar os dentes promove a desestabilização da placa bacteriana, que evita o seu desenvolvimento e consequências. Alguns artifícios são usados como coadjuvantes na prevenção, como alguns tipos de alimentos com enzimas ou mesmo formato especial dos grãos, ossinhos, courinhos para mastigar, alguns brinquedos específicos que ajudam a raspar a superfície dos dentes.

Como escolher a escova de dente

Existem escovas de dentes específicas, tanto para cães, como para gatos. É possível comprá-las com cerdas anatômicas que possuem o cabo mais longo, muito parecidas com as que utilizamos. Existem também as dedeiras de silicone, estas com cerdas do mesmo material e uma superfície que se encaixa ao dedo. E, caso seu pet não se adapte a nenhuma delas, uma opção é utilizar uma gaze, colocando nela o creme dental adequado, e massageando toda a superfície bucal. Em todo caso é importante conversar com um veterinário, assim, ele poderá instruir qual a melhor opção de uso.

Creme dental

O creme dental que os pets utilizam é diferente dos humanos, os que se encontram em mercados são ricos em fluor e sabões que, quando ingerido pelos animais, podem causar problemas de saúde. Sendo assim, somente o creme dental veterinário é válido na hora de escovar os dentes dos animais já que, por ter sido criado para isso, não precisa de enxágue e não causa danos para a saúde dos bichinhos. (Especial para O Hoje) 

Veja Também