Confira o calendário e as principais datas referentes às eleições de 2022 no Brasil

Eleitor deve ficar mais atento é o 4 de maio, quando se encerra o prazo para emitir ou transferir o título de eleitor.

Postado em: 05-01-2022 às 17h29
Por: Almeida Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira o calendário e as principais datas referentes às eleições de 2022 no Brasil
Eleitor deve ficar mais atento é o 4 de maio, quando se encerra o prazo para emitir ou transferir o título de eleitor. Foto: Reprodução

Em 2 de outubro, milhões de brasileiros devem ir às urnas para eleger um presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais .Confira as principais datas da corrida eleitoral de 2022.

De acordo com o calendário oficial aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições de 2022 irão acontecer no dia 2 de outubro. O segundo turno vai acontecer no dia 30 de outubro, caso nenhum dos candidatos a presidente ou governador alcance a maioria absoluta dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).

Os candidatos devem ficar atentos a datas como a janela partidária, entre 3 de março e 1° de abril, quando parlamentares podem mudar de partido livremente, sem correr o risco de perder o mandato. Outra data importante é 2 de abril, exatamente seis meses antes da eleição, sendo a data limite para que todos os candidatos estejam devidamente filiados aos partidos pelos quais pretendem concorrer.

Continua após a publicidade

As convenções partidárias devem ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto, quando todas as legendas devem oficializar a escolha de seus candidatos. Os registros de todas as candidaturas devem ser solicitados até 15 de agosto.

No caso do eleitor, uma das datas a que se deve ficar mais atento é o 4 de maio, quando se encerra o prazo para emitir ou transferir o título de eleitor.

Confira o calendário completo, com todas as etapas no portal do TSE.

Veja Também